Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, nomear nesta sexta-feira (12) o deputado federal João Roma como novo ministro da Cidadania e Onyx Lorenzoni como secretário-geral da Presidência, o presidente nacional do DEM, ACM Neto passou a ser criticado nas redes sociais. Um do principais críticos foi o deputado federal carioca e ex-aliado de ACM, Rodrigo Maia.
Desde que Arthur Lira foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia rompeu suas relações pessoais e políticas com ACM Neto. Maia acusa o presidente nacional do partido de ter colaborado com a vitória de Lira sobre o candidato que ele apoiava. Para Maia, após um acordo com o presidente Jair Bolsonaro foi que ACM decidiu adotar a postura de neutralidade nas eleições pela presidência da Câmara.
Críticas a ACM Neto
Através das redes sociais, Rodrigo Maia compartilhou a notícia da nomeação de Roma e afirmou que ACM Neto teria revelado o seu caráter. As críticas duras feitas por Rodrigo se somam a muitas outras que ele fez ao longo da semana, desde quando disse que pretende sair do DEM, pois Neto visa que o partido passe a ser aliado de Bolsonaro.
Outro nome que criticou ACM Neto foi o deputado federal, Alexandre Frota. O carioca eleito por São Paulo compartilhou as palavras de Rodrigo Maia e afirmou que o discurso de ACM de que não desejaria que Roma assumisse o ministério seria puro teatro da sua parte.
ACM Neto mostrou hoje o seu caráter. https://t.co/GG6Jqpjkjg
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) February 12, 2021
https://twitter.com/77_frota/status/1360362940449316870
Racha no DEM
Desde que Rodrigo Maia anunciou que deixará o DEM após ACM Neto afirmar que o partido passará a compor a base do presidente Jair Bolsonaro. Rodrigo Maia afirmou que tomará esta atitude visando poder fazer oposição ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. O anúncio de Maia também gerou uma grande especulação acerca de quantos parlamentares poderão acompanha-lo. Atualmente fala-se em pelo menos 40 outros deputados além de Maia.