Um trágico acidente registrado em uma estrada da cidade de Chiapas, no México, na noite desta quinta-feira (09), culminou na morte de pelo menos 53 imigrantes que estavam viajando de forma clandestina. De acordo com as informações da agência de notícias “France Press”, a tragédia aconteceu no momento em que a carreta onde essas pessoas estavam se chocou contra um muro e tombou.
Ainda conforme a agência, fontes do Ministério Público estadual revelaram que outras 54 pessoas ficaram feridas por conta do acidente, registrado em um local usado para imigrantes entrarem irregularmente em solo mexicano.
Nas redes sociais, Andrés Lopez Obrador, presidente do México, lamentou o acidente. “Lamento profundamente a tragédia causada pelo capotamento de uma carreta em Chiapas, que transportava migrantes centro-americanos. É muito doloroso. Envio um abraço às famílias das vítimas”, publicou.
Outro a se pronunciar foi o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei. Isso porque, além do local ficar próximo do país presidido pelo chefe do Executivo, há a informação de que algumas vítimas são da região comandada por ele. “Lamento profundamente a tragédia no Estado de Chiapas e simpatizo com os familiares das vítimas, a quem oferecemos toda a assistência consular necessária, incluindo repatriações”, escreveu.
Imigrantes amontoados
Segundo a France Presse, as vítimas do desastre desta quinta estavam viajando em condições desumanas, todos amontoadas dentro da carroceria do caminhão. Em dado momento, o veículo teria perdido o controle por conta da alta velocidade e o acidente acabou ocorrendo.
Por fim, a informação é que, por conta de uma determinação da presidência do México, a coordenadora nacional de Proteção Civil do país, Laura Vázquez, está se dirigindo ao local com uma equipe para ajudar nos trabalhos e investigações.
Apesar de perigoso, o transporte de migrantes em caminhões é um dos métodos mais comuns usados por traficantes de pessoas que visam introduzir essas pessoas em território mexicano. O objetivo desses imigrantes é chegar na fronteira norte do país e tentar atravessar para os Estados Unidos.
Leia também: Motorista sofre acidente e fica pendurado em viaduto; ‘nasci de novo’