Em caso de acidente de trabalho, você sabe o que a empresa deve fazer?
Hoje, vamos falar sobre um tema muito importante tanto para os funcionários, quanto para a empresa: acidente de trabalho.
Afinal de contas, qualquer pessoa pode sofrer um acidente dentro do ambiente de trabalho, ou até mesmo durante o percurso até chegar ao serviço.
Vale dizer que, atualmente, as empresas estão mais atentas a esse tipo de situação, buscando manter os funcionários sempre bem equipados, e com os treinamentos em dia.
Assim, é possível prevenir a maior parte dos acidentes de trabalho. Contudo, mesmo que a empresa tome todos os cuidados possível, ainda assim os acidentes podem acontecer.
Então, continue aqui, e confira o que a empresa deve fazer em casos de acidente de trabalho.
Saiba o que é considerado como acidente de trabalho
Primeiramente, você precisa saber que acidente de trabalho são todas as situações nas quais o funcionário, por algum motivo, causou uma lesão que afeta, de forma significativa, seus movimentos.
Mas vale frisar que pode ser desde uma lesão leve até algo grave. Aliás, o falecimento também entra como acidente de trabalho.
A lesão que, normalmente, impede o colaborador de exercer suas funções, deve ocorrer durante a sua jornada de trabalho, ou seja, não necessariamente dentro do local de trabalho.
É preciso ter em mente, que os acidentes de trabalho costumam acontecer devido a situações que não foram resolvidas com antecedência, ou que passaram despercebidas pelo funcionário.
Para entender melhor, vamos a dois exemplos: se um funcionário distraído, escorrega no chão que está molhado e se machuca, ou ainda uma cadeira que precisava de reparo quebra durante o uso de um colaborador, ambos são vistos como acidentes de trabalho.
Vale lembrar que não são apenas as quedas que entram como acidentes de trabalho, mas também a exposição a ambientes perigosos de trabalho, como o manuseio de substâncias químicas, por exemplo.
Por se tratar de um assunto sério, as empresas precisam saber se posicionar, e conhecer quais ações tomar para não sair prejudicada, e nem prejudicar ainda mais a saúde de seu colaborador que sofreu o acidente de trabalho.
Em casos de acidente de trabalho, o que a empresa deve fazer?
As empresas precisam se organizar, para terem sempre à disposição, um kit de primeiros socorros. Assim, poderá prestar os atendimentos iniciais sempre que necessário aos colaboradores que precisam, caso tenham se machucado durante o expediente.
Se a empresa for grande, e os serviços exigirem mais esforços dos colaboradores, é interesse ter à disposição um setor de enfermagem capaz de prestar atendimento em situações mais graves.
Mas não basta apenas ajudar o funcionário que sofreu acidente, é necessário tomar algumas ações. As principais delas são:
- Comunicar o setor interno e responsável por aquele funcionário, sobre o acidente que ocorreu;
- Verificar como está o quadro de funcionários naquele setor;
- Emitir o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho;
- Prestar suporte ao funcionário durante e após o acidente
É bom reforçar que, se for necessário encaminhar o colaborador para o hospital, a empresa terá que fornecer o transporte.
Conheça os direitos do trabalhador
Todos os trabalhadores que se acidentam durante o trabalho, ou no trajeto, têm os seus direitos garantidos por lei.
Inclusive, se for constatada alguma doença devido às condições de trabalho, o colaborador também pode buscar pelos seus direitos. Veja abaixo quais são esses direitos:
- Auxílio Doença ou Auxílio Acidente;
- Afastamento de suas atividades laborais;
- Estabilidade de 12 meses, após o retorno às suas funções na empresa;
- Caso o acidente seja grave e torne a pessoa inválida, ela poderá se aposentar pelo INSS;
- Em situações de falecimento do colaborador devido ao acidente, a família recebe uma pensão.
Descubra como evitar acidentes no trabalho
Existem algumas formas de prevenir acidentes no trabalho. A primeira delas, é garantir que os funcionários tenham os equipamentos adequados para exercer suas funções.
Mas, além dos equipamentos, é importante que eles tenham treinamentos sobre a maneira correta de usá-los também.
Outro ponto importante é estar atento ao ambiente de trabalho, e aos possíveis riscos à saúde que ele pode oferecer ao trabalhador.
Com isso, o empregador terá a possibilidade de evitar os acidentes através de práticas de prevenção como, por exemplo, através de campanhas ou adquirindo equipamentos novos.