Um acelerador automático com defeito pode ter causado a perda de controle dos pilotos de um avião Sriwijaya Air. De acordo com investigadores da Indonésia, o problema teria causado a queda da aeronave da Boeing no Mar de Java no mês passado. Todas as 62 pessoas a bordo morreram.
Os investigadores do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes disseram que ainda tentam entender o que fez o avião cair na água minutos depois de decolar da capital Jacarta em 9 de janeiro. Um relatório preliminar divulgado nesta quarta-feira (10) fornece novos detalhes sobre a luta dos pilotos desde o momento em que o avião ficou no ar.
Avião já tinha apresentado problemas
O investigador principal Nurcahyo Utomo disse que a alavanca do acelerador do motor esquerdo se moveu para trás por conta própria enquanto o piloto automático estava ativado. Como resultado, isso reduziu a potência do motor. Conforme Utomo, condutores de voos anteriores relataram problemas com o sistema de aceleração automática da aeronave de 26 anos de uso.
“O que sabemos é que a alavanca esquerda se moveu para trás. Não sabemos se está quebrado ou não, mas é uma anomalia porque a esquerda recuou, a direita não, como se estivesse emperrada”, explicou Utomo.
A cerca de 10.900 pés (cerca de 3.300 metros de altura), o piloto automático desligou e o avião rolou mais de 45 graus para a esquerda e começou a mergulhar, de acordo com o relatório. Houve dois problemas anteriores relatados com o mesmo sistema conforme os registros de manutenção. No entanto, o problema foi corrigido em 5 de janeiro, quatro dias antes do acidente, indicou o relatório divulgado nesta quarta-feira.
O relatório preliminar, como é padrão, apresentou informações atuais obtidas até o momento, mas não listou os fatores concretos que contribuíram para o acidente. De acordo com os padrões internacionais, o relatório final deve ser entregue um ano após o acidente. A Boeing disse em um comunicado que continuará colaborando com as investigações.
Os mergulhadores ainda procuram no Mar de Java a unidade de memória perdida no gravador de voz da cabine do avião.