A aceitação dos beneficiários do Auxílio Brasil ao atual Governo tem estado em queda nos últimos meses. Atualmente o Governo de Bolsonaro conquista apenas 28% dos abonados pelo benefício.
Segundo pesquisa do PoderData realizada entre 19 e 21 de junho, o ex-presidente Lula (PT) dispara com 45%. Em pesquisa anterior Lula detinha 48 pontos percentuais contra 29 de Bolsonaro, ambos caíram.
Porém, Bolsonaro segue atrás de Lula. Os demais pré-candidatos, somados, pontuam 16% entre os beneficiários do Auxílio Brasil. Brancos e nulos são 4% e os que não sabem 8%.
Importância da aceitação dos beneficiários do Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil tem sido o grande trunfo do Governo Bolsonaro. A equipe tem utilizado o principal benefício social como marca da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro.
Por isso, medidas estratégicas têm sido utilizadas para diminuir a rejeição de Bolsonaro entre a população em vulnerabilidade. Porém, o que têm surtido mais efeito na decisão é a alta dos juros e da inflação na vida dos eleitores mais pobres.
Pesquisa de aceitação
Para chegar ao resultado, o PoderData cruzou os dados das seguintes perguntas:
- “Você ou alguém da sua família recebeu no último mês algum pagamento do Auxílio Brasil, a nova versão do programa Bolsa Família?”; e
- “Se a eleição fosse hoje, em qual dos candidatos você votaria?”.
Os dados de 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação foram coletados via ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.
O quadro geral apresenta como votam aqueles que são beneficiados pelo Auxílio Brasil, os que não recebem pagamentos do programa social e o resultado das intenções de voto na população geral:
Aceitação dos beneficiários do Auxílio Brasil: 1º Turno
No cenário do primeiro turno não houve alterações, permanecendo estável. Lula tem 44% das intenções. Bolsonaro pontua 34%. Em relação à rodada anterior, o petista subiu 1 ponto, enquanto o líder do Governo recuou 1 ponto percentual.
2º Turno
Em uma eventual disputa no segundo turno, Lula (PT) possui vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente tem 52% das intenções de voto, contra 35% de Jair.
A diferença é de 17 pontos percentuais. Essa é a 1ª vez em 4 meses que a diferença de Lula para Bolsonaro cresceu fora da margem de erro de 2 pontos.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa PoderData foi realizada de 19 a 21 de junho de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 302 municípios nas 27 unidades da Federação.
- Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos;
- As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho.
- Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados para algumas questões não resulte em 100;
- Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta.
Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07003/2022.