O açaí engorda ou emagrece? Muitos sites elogiam as virtudes milagrosas do Açaí, frutas com propriedades excepcionais que permitem perder peso com muita facilidade. Talvez até com muita facilidade. Ao ouvir os anunciantes, essa frutinha roxa com sabor de chocolate ajudaria a emagrecer, sem dieta ou atividade esportiva.
Açaí engorda ou emagrece: uma fruta com múltiplas virtudes
Cultivadas na Amazônia, essas pequenas frutinhas roxas viram sua notoriedade explodir nos últimos anos, graças a muitos sites que elogiam seus diversos benefícios para o nosso corpo. Diz-se que essas frutas doces são ricas em antioxidantes, ajudam a lutar contra o colesterol, têm propriedades de emagrecimento quase milagrosas e estimulam nosso sistema imunológico. Sim, apenas isso!
Uma superfruta
Açaí é uma das superfrutas. Se essas várias qualidades, emprestadas por vendedores inescrupulosos, não forem totalmente erradas, elas deveriam ser qualificadas.
Concretamente, o açaí é composto de gorduras vegetais, ômega 9 e 6 e beta-sitosteróis, conhecidos por reduzir os níveis de colesterol. Como muitas outras frutas, essas bagas contêm várias vitaminas e aminoácidos, essenciais para o nosso corpo, como as vitaminas A e C, cálcio e ferro.
Antioxidantes e flavonoides
Os antioxidantes e flavonoides também estão presentes na sua composição e desempenham um papel importante no combate à degradação celular, prevenindo certos cancros, patologias degenerativas (Alzheimer, Parkinson) e doenças cardiovasculares.
Bom para a saúde, mas não milagroso
Portanto, esses açaí podem ser consumidos diariamente, como qualquer outra fruta. Continua a ser um alimento de múltiplas virtudes, que encontra o seu lugar nas nossas refeições.
Porém, não espere nenhum milagre em sua saúde. Deve-se consumir, portanto, em conjunto com uma dieta balanceada e exercícios. Além disso, se o açaí contém muitos antioxidantes, eles contêm menos do que algumas outras frutas, como manga, uva ou morango. Muitas das virtudes atribuídas a este tipo de baga são equivalentes às de todas as bagas vermelhas! Embora sejam muito mais caros.
Esta baga sul-americana é, portanto, muito rica em fibras dietéticas. Possui qualidades laxantes naturais, por conseguinte, eficazes para pessoas que sofrem de constipação ou trânsito lento. Assim como as ameixas, o açaí ajuda a melhorar a digestão e purificar o corpo, eliminando toxinas que obstruem o intestino.
Embora a constipação possa ser responsável por um ligeiro ganho de peso, beber suco de açaí não é a maneira de perder 4,5 quilos.