Uma das novidades recentes é o mundo digital nas habilitações dos cidadãos brasileiros. Sendo assim, no alerta que acaba de sair, você poderá ver que é possível ter acesso à CNH Digital, que pode ser utilizada para substituir a habilitação no papel, se o motorista esquecer o documento em casa.
Dessa forma, essa inovação é uma grande ajuda para as pessoas que, por alguma razão, não levam ou perdem a versão física da habilitação.
Também é importante frisar que há diversos benefícios em ter a CNH Digital. Nesse sentido, um dos mais relevantes é a possibilidade de utilizar a habilitação sem necessitar da sua versão física. Do mesmo modo, o aplicativo fornece informações úteis sobre a situação do condutor e o trânsito. É possível citar como exemplo, multas, pontos na carteira e campanhas educativas. Ademais, outro benefício é o design simples e prático do aplicativo, que facilita a vida do condutor.
Entretanto, é importante lembrar que carregar o celular é fundamental para utilizar a CNH Digital, já que, em caso de falta de bateria, a multa por dirigir sem habilitação é inevitável.
Saiba como funciona a CNH Digital
A princípio, o lançamento da CNH Digital é um grande passo para adaptarmos a vida dos brasileiros ao mundo tecnológico. Sendo assim, se o motorista antes tinha que lembrar de sempre carregar a CNH física e o documento do veículo, hoje em dia, basta ter um celular carregado e com acesso à internet. Em suma, esse fato traz mais praticidade, comodidade e tranquilidade no dia a dia dos condutores.
Informações do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) apontam que a CNH Digital pode ser baixada através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito que por sua vez, é disponível para os sistemas Android e iOS.
Depois de realizar o cadastro no Login Único do Gov.br, basta escanear o QR Code na CNH física e, assim que ocorrer a validação junto ao Detran, a versão digital estará disponível em seu celular.
Por outro lado, um detalhe importante é que o aplicativo permite que você também armazene o documento do veículo, mas ele deve estar registrado no nome do condutor. Sendo assim, o aplicativo reúne informações relevantes, sendo um facilitador para motoristas que precisam de praticidade e segurança.
Como resolver o problema se a CNH for bloqueada?
Antecipadamente, ao notar que existem multas no nome do condutor e que não foram pagas, é fundamental estar ciente de que deverá efetuar o pagamento delas. Da mesma maneira, deve ficar atento a perda de pontos da CNH.
É importante também verificar frequentemente no Detran do seu estado se existem multas aplicadas a você, até mesmo aquelas que você não sabe. Mas de qualquer forma, elas podem levar ao bloqueio ou a sua suspensão de dirigir.
Sobretudo, se essa situação acontecer com você, o mais indicado é solucionar essa questão para evitar sanções mais severas. Ainda que você não saiba, existem outras situações que não ocasionam o bloqueio. No entanto, causam a suspensão do direito de dirigir entre 3 a 12 meses.
Nesse caso, é possível citar como exemplo: transitar em motocicleta com criança menor de 7 anos no passageiro, ou não comunicar ou sinalizar acidente de trânsito. Outro exemplo é não prestar socorro à vítima, bem como dirigir embriagado ou em velocidade acima do permitido na via.
Assim, após essas situações citadas acima, é possível ter pleno conhecimento do motivo real da CNH bloqueada. De mesmo modo, é possível solucionar o problema. Assim como saber quais outros fatores podem ser impeditivos ocasionando a suspensão do seu direito de dirigir.
Baseado nessas informações disponibilizadas, fica mais fácil entender o assunto. Contudo, se ainda houver dúvidas, não hesite em entrar em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado.
Saiba também: Consignado do Bolsa Família: vale a pena pedir esse empréstimo?