Acabou de sair um grande alerta para os brasileiros! O Caixa Tem, hoje em dia, vem sendo bastante utilizado pelo Governo Federal como uma forma de realizar o pagamento de benefícios sociais em especial, o Bolsa Família. Dessa forma, assim como as outras contas digitais, a poupança social da Caixa também permite a movimentação do saldo pelo aplicativo. Assim, é possível realizar o pagamento de faturas, transferências via PIX, recarga de celular, solicitação de empréstimos, entre outras coisas.
É de extrema importância, portanto, que os cidadãos que utilizam o Caixa Tem o mantenham ativo, para que, dessa forma, consigam desfrutar dos benefícios, além de conseguirem ter acesso aos valores depositados pelo Governo Federal.
Vale ressaltar que algumas situações podem fazer com que a conta da poupança social seja bloqueada. E, com isso, desabilitar automaticamente o acesso aos serviços do aplicativo. Saiba nesta matéria o que fazer nesta situação.
O que pode fazer o Caixa Tem ser bloqueado?
De antemão, o aplicativo do Caixa Tem pode ser bloqueado por alguns motivos e, entre os principais estão os relacionados à segurança. Em suma, entre as razões estão:
- Irregularidades no cadastro: Se esse for o problema, um aviso para procurar uma agência da Caixa surge logo após a tentativa de login no aplicativo. Assim, a situação pode ser resolvida, mas nesse caso, é necessário dirigir-se uma agência com documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
- Muitos CPFs incluídos em um mesmo número de celular: Isso ocorre por uma questão de segurança. Assim, há limite de quantidade de pessoas usando o mesmo celular. De acordo com a Caixa, é só pedir, em uma agência, a exclusão dos CPFs que não precisam acessar o Caixa Tem de seu telefone. É importante se lembrar de levar um documento de identificação pessoal e os números dos CPF que deverão ser excluídos.
- Um mesmo CPF cadastrado em muitos celulares: Do mesmo modo, uma mesma pessoa (CPF), não pode acessar a conta em diversos celulares. Por esse motivo, há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário. Dessa forma, a Caixa Econômica Federal orienta a ir a uma agência com um documento de identificação pessoal e pedir a exclusão dos celulares que você não mais usará para acessar o aplicativo.
Como realizar o desbloqueio do Caixa Tem?
Antes de mais nada, é importante destacar que a conta do Caixa Tem é bloqueada temporariamente. Dessa forma, com alguns ajustes o usuário pode voltar a ter acesso à plataforma. Resumindo, para poder utilizar novamente o aplicativo, é preciso que os dados sejam atualizados e assim, basta acessar o aplicativo, disponível para Android e iOS.
Assim que tiver acesso a página de login, basta informar o CPF e a senha e, logo após, clicar na opção “Liberar acesso” seguindo todas as instruções fornecidas na plataforma. Portanto, caso o problema esteja relacionado aos dados, o acesso será liberado automaticamente.
Desbloqueio do aplicativo através do WhatsApp, é possível?
Sobretudo, é possível realizar o acesso através do WhatsApp, para isso:
- Primeiro, entre no aplicativo Caixa Tem;
- Acesse a conta com o número do CPF e senha;
- Em seguida, no menu do aplicativo encontre a opção “Liberar Acesso”;
- Depois disso, o usuário será encaminhado por meio no sistema de ajuda automática. E clique no ícone disponível e acesse o link gerado para iniciar uma conversa no WhatsApp;
- Após ter feito isso, basta seguir as orientações para envio dos documentos necessários para desbloquear o Caixa Tem.
Também é importante deixar claro que a Caixa informou que o processamento da ação pode demorar até 48h. Com isso, se o acesso não estiver liberado após esse período, o próximo passo é procurar uma unidade da instituição mais próxima. Além disso, é importante estar munido de um documento de identificação oficial para autorizarem o dispositivo.
Leia agora: SURPRESA TOTAL, Bolsa Família de Abril com valor maior começa em POUCOS DIAS