NIS é um número de identificação social, por meio dele, os cidadãos brasileiros podem acessar benefícios sociais do Governo Federal, obter direitos trabalhistas e participar de programas governamentais.
O cadastramento é feito pela Caixa Econômica Federal e as seguintes pessoas precisam de um número de identificação:
- Trabalhador vinculado a empresa privada, cooperativa ou empregador individual;
- Beneficiários de programas sociais;
- Diretor não empregado quando optante pelo FGTS;
- Beneficiários de políticas públicas (cadastrados pela Secretaria Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, Ministério da Saúde – MS e Ministério da Educação – MEC).
No artigo que acabou de sair hoje, você verá que com o seu cadastro, o trabalhador brasileiro tem acesso a direitos como FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria. Para os demais usuários cadastrados, o número do NIS garante acesso ao pagamento de benefícios sociais e identificação em políticas públicas.
Assim, o trabalhador pode obter seu número de PIS no NIS. No entanto, muitas pessoas ainda duvidam da diferença entre os dois registros. Por isso reunimos todas as informações que você precisa saber para tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas. Leia nosso artigo completo abaixo.
Qual a diferença entre NIS e PIS?
O cadastro do NIS é uma sequência numérica que identifica um cidadão apenas para participação em benefícios sociais. Porém, assim que o cidadão passa a ter vínculo empregatício, o NIS é registrado no PIS (Programa de Integração Social).
Dessa forma, o PIS é um cadastro do NIS que também contém todas as informações sobre o vínculo empregatício do trabalhador. Portanto, somente quem já tem carteira de trabalho assinada tem registro no PIS.
Como se registrar?
A inscrição no PIS é realizada pelo empregador no primeiro emprego do trabalhador. Assim o trabalhador não precisa se preocupar com o cadastramento.
Por outro lado, o registro do NIS pode ser feito por empresa contratada, prefeitura ou repartição pública. Assim, o cidadão tem que se preocupar em simplesmente atualizar seus dados cadastrais. A atualização pode ser feita por meio da Caixa Econômica Federal ou da Prefeitura.
Como consultar o PIS/NIS?
Antes de mais nada, existem várias maneiras de verificar seu cadastro no NIS/PIS. A primeira delas é por meio de uma carteira de trabalho digital. Para isso, basta baixar o aplicativo no seu celular e fazer login com sua conta Gov.br. Isso permitirá que você verifique o número na guia de detalhes pessoais.
Do mesmo modo, existem outras formas de consultar o aplicativo. A seguir, veja quais são.
Consulta PIS/NIS usando CPF
É importante deixar claro que, para visualizar o NIS/PIS por CPF, você precisa baixar o aplicativo FGTS no seu celular. Depois é só entrar com seu CPF e senha.
Depois disso, clique em “mais” no canto inferior direito e selecione “endereço e informações pessoais”. Dessa forma, você poderá consultar todas as suas informações pessoais, inclusive o número do seu NIS/PIS.
Agências da Caixa
Todos os brasileiros têm acesso ao seu número de registro por meio dos órgãos federais da Caixa Econômica. Para isso, basta ir a uma das agências com seu documento de identidade com foto e solicitar.
Cartão Bolsa Família e Cartão Cidadão
Nesse caso, os cartões Bolsa Família e Auxílio Brasil, assim como o cartão de cidadania, possuem o NIS/PIS impresso no cartão físico. Dessa forma, basta procurar os primeiros 11 dígitos sob o nome do titular.
Meu INSS
Sobretudo, pelo aplicativo Meu INSS é possível visualizar o cadastro de um cidadão. Basta baixar o app e fazer o login com a senha Gov.Br. O próximo passo é clicar nos três pontos e procure “NIT” abaixo do nome do titular.
CadÚnico
A saber, quem possui cadastro no CadÚnico, também pode consultá-lo pelo aplicativo. Nesta opção, não é necessário fazer login pelo Gov.br. No entanto, você deve fornecer suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e cidade e estado em que você mora.
Veja ainda: SURPRESA TOTAL, Bolsa Família de Abril com valor maior começa em POUCOS DIAS