Na última semana, o Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos de março do programa Bolsa Família. Com isso, na matéria de hoje, veremos que os olhos dos usuários agora se voltam para os repasses dos valores do mês de abril.
Nesse sentido, de acordo com as informações oficiais divulgadas pela Caixa Econômica Federal, já é possível saber quando as liberações retornarão.
Vale ressaltar que o Bolsa Família volta a fazer seus repasses a partir do próximo dia 14 de abril. Sendo assim, a lógica de liberações seguirá basicamente a mesma. E, com isso, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o benefício na conta poupança social digital (Caixa Tem). Veja no calendário abaixo.
- Cidadãos com NIS final 1: pagamento será dia 14 de abril (sexta-feira);
- Cidadãos com NIS final 2: pagamento será dia 17 de abril (segunda-feira);
- Cidadãos com NIS final 3: pagamento será dia 18 de abril (terça-feira);
- Cidadãos com NIS final 4: pagamento será dia 19 de abril (quarta-feira);
- Cidadãos com NIS final 5: pagamento será dia 20 de abril (quinta-feira);
- Cidadãos com NIS final 6: pagamento será dia 24 de abril (segunda-feira);
- Cidadãos com NIS final 7: pagamento será dia 25 de abril (terça-feira);
- Cidadãos com NIS final 8: pagamento será dia 26 de abril (quarta-feira);
- Cidadãos com NIS final 9: pagamento será dia 27 de abril (quinta-feira);
- Cidadãos com NIS final 0: pagamento será dia 28 de abril (sexta-feira)
Novos cortes no Bolsa Família
Antecipadamente, as pessoas que receberam os valores do Bolsa Família em março, não precisam realizar uma nova inscrição para receber o benefício novamente em abril. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a renovação é feita de forma automática das contas destas pessoas.
No entanto, nem todo mundo que recebeu o dinheiro em março, voltará a receber o saldo em abril. Isso, pois, o Ministério já confirmou que vai analisar os dados de usuários unipessoais. Isso significa que cidadãos que se registraram no CadÚnico como pessoas que residem sozinhas em suas casas poderão perder o benefício.
Resumindo, não há nenhum impedimento para que uma pessoa que reside sozinha receba o Bolsa Família. Porém, o Governo suspeita que ao menos uma parte dos cadastros unipessoais são de pessoas que não residem sozinhas, mas mentiram sobre esta informação apenas com o objetivo de receber valores maiores no sistema de pagamentos.
Sobre o valor do benefício de abril
É importante esclarecer que neste mês de abril, o valor do Bolsa Família será basicamente o mesmo que se registrou em março. Vale destacar que a ideia é que os usuários sigam recebendo um patamar mínimo de R$600. Isso quer dizer que, mesmo as famílias menos numerosas não podem receber menos do que este valor.
Entretanto, as famílias mais numerosas certamente terão a chance de receber patamares mais altos, bem como ocorreu em março. A saber, no novo sistema de definição de valor, a quantidade de integrantes que residem em uma mesma casa pode fazer o saldo de liberação subir.
Benefícios além do Bolsa Família
Além de tudo que já foi dito, para este mês de abril, o Governo Federal planeja também o retorno dos pagamentos do programa Vale-gás nacional. Assim, como esse é um benefício que parte de um projeto de caráter bimestral, os repasses acontecem apenas de dois em dois meses. Dessa forma, como a última liberação aconteceu em fevereiro, a próxima deve ocorrer neste mês de abril.
Com isso, em suma, o calendário de pagamentos do vale-gás é basicamente o mesmo do Bolsa Família. E assim, os valores também serão depositados nas mesmas contas digitais. Dessa forma, a estimativa é que mais de 5 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento deste benefício social.
Saiba agora: SAIU novo valor da CONTA DE LUZ de abril e brasileiros ficam assustados