Primeiramente, o crédito para negativado é uma modalidade indicada para pessoas que estão com restrição em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), popularmente chamamos de “nome sujo”.
Dessa maneira, nesta matéria você irá conferir que o empréstimo para negativados é um produto financeiro que já existe e voltado para consumidores que se encontram negativados nos birôs de crédito do Brasil, como exemplo do SPC e Serasa.
Para esclarecer, o empréstimo para negativados é ofertado por muitas instituições financeiras de forma totalmente online. Sendo assim, para realizar a solicitação, basta buscar por uma instituição que ofereça essa modalidade, o que geralmente não abrange bancos maiores.
Tipos de crédito para negativados
Antes de mais nada, o tipo de crédito oferecido pela instituição financeira também deve ser avaliado. Nesse caso, uma das ofertas mais comuns de crédito para negativados é o consignado, por exemplo.
Em suma, na modalidade de crédito consignado, a dívida é parcelada. Além disso, os descontos ocorrem diretamente na folha de pagamento do trabalhador e o consignado também pode ser liberado para aposentados e funcionários públicos.
Nesse sentido, essa é uma maneira simples e eficiente de crédito para negativados, visto que o pagamento está garantido. Dessa forma, é possível dizer que o crédito consignado tenha os juros mais baixos se comparado ao crédito pessoal.
Do mesmo modo, o empréstimo com garantia também é uma forma de crédito para negativados. Afinal de contas, é possível oferecer como garantia para a instituição financeira, por exemplo, um imóvel ou um veículo.
Sobretudo, o pagamento da dívida está atrelado a manutenção do bem, pois, caso o pagamento não ocorra, a instituição poderá se apropriar da garantia. No entanto, se não possuir nenhum tipo de renda formal ou nenhum bem para oferecer como garantia, é preciso então buscar por um empréstimo pessoal para negativados.
Atenção aos golpes no crédito para negativados
É válido ressaltar que existem muitas modalidades de golpes envolvendo empréstimos. Com isso, o ideal é não fazer nenhum tipo de depósito com antecedência, sob a promessa de obter o valor que precisa na sua conta.
Além disso, também é importante fazer simulações em sites de diferentes empresas do ramo financeiro. Principalmente, porque algumas instituições financeiras oferecem créditos para negativados com juros muito elevados. Todavia, a comparação pode lhe auxiliar a adquirir uma dívida com o menor custo efetivo total possível.
Analise as taxas de juros do mercado
Acima de tudo, considere as taxas de juros cobradas pela empresa de pagamento, além de avaliar qual é a reputação da instituição financeira e o que ocorre em caso da inadimplência. Após isso, é preciso também inserir as parcelas dentro do seu processo financeiro atual.
De um modo geral, as instituições financeiras permitem a simulação dos empréstimos de forma facilitada. Com isso, basta fazer seu cadastro e o login para obter clareza sobre as possibilidades oferecidas.
Mesmo que o empréstimo seja fornecido para cidadãos negativados, a instituição financeira pode restringir a aprovação por conta de outros fatores. Além disso, o score do cliente pode estar baixo por conta da situação atual. Apesar disso, algumas empresas analisam o seu histórico de pagamento, além do valor do débito negativado, os bens que possui, entre outras situações.
Antecipação do FGTS e do 13º salário
De antemão, também é válido dizer que existem outras possibilidades assim como as citadas acima. Nesse caso, é possível também solicitar um empréstimo do FGTS. Sendo assim, diversas instituições financeiras oferecem para o cliente a possibilidade de antecipar o valor do saque do FGTS, referente ao saque-aniversário, além de pagar uma taxa de juros relativamente baixa.
A saber, a antecipação do FGTS pode ser viável para quem está com restrição no seu CPF, visto que o FGTS funciona como uma garantia. Do mesmo modo, o valor não será descontado mensalmente e sim no saldo do FGTS.
Além disso, uma possibilidade igualmente vantajosa para o negativado é antecipar o valor do 13º salário, visto que é uma possibilidade de crédito liberada para quem não está com o score elevado. No entanto, é importante fazer um comparativo quanto a taxa de juros, visto que essa modalidade de empréstimo também possui uma cobrança diferenciada de juros entre as instituições financeiras.
Leia ainda: DINHEIRO ESQUECIDO: saiba como verificar se você possui valores a receber!