Antigamente somente existiam bancos tradicionais, agora existem tantos bancos digitais, que fazem com que fique a grande dúvida: permanecer com conta em banco digital ou físico? Por isso que hoje, nós, do Brasil 123, vamos indicar os prós e os contras das duas modalidades de conta.
Acostumados com o banco físico, temos algumas dúvidas a respeito dos bancos digitais, e a principal é: como é possível existir tanta redução nos custos operacionais do banco digital? Mas a explicação é simples: os bancos digitais utilizam tecnologia e inovação para reduzir os seus custos. Além disso, possuem um número bem menor de funcionários, assim, podem oferecer serviços mais baratos.
Quais são os prós e os contras dos bancos digitais?
Analisando os bancos digitais tem-se como prós e contras:
- Abertura de conta: online
- Movimentação de dinheiro: Cartão de débito, saques em caixas eletrônicos 24 horas, emissão de TED, DOC e Pix, emissão de boletos e depósito por boleto.
- Serviços para movimentação financeira: aplicações automáticas do saldo das contas, pagamento de contas, cadastro de débito automático.
- Serviços complementares: cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras para perfis conservador e moderado como: fundos, CDB, Ações, criptomoedas, Títulos do Tesouro, consórcios, seguros, títulos de capitalização, câmbio de moedas.
- Atendimento: realizado por canais digitais, não possui gerente de conta para suporte.
- Tarifas e Manutenção de conta: a maioria não cobra manutenção de conta, e as taxas de juros podem ser, dessa forma, superiores às aplicadas pelos bancos físicos.
Quais são os prós e os contras dos bancos físicos?
Analisando os bancos físicos tem-se como prós e contras:
- Abertura de conta: online e/ou presencial
- Movimentação de dinheiro: Cartão de débito, saques em caixas eletrônicos da rede 24 horas e nas agências bancárias, emissão de TED, DOC e Pix, emissão de boletos e depósito por envelope, diretamente nas agências.
- Serviços para movimentação financeira: aplicações automáticas do saldo das contas, pagamento de contas, cadastro de débito automático.
- Serviços complementares: cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras para todos os perfis de investidor como: fundos, CDB, Ações, criptomoedas, Títulos do Tesouro, e câmbio de moedas.
- Atendimento: presencial nas agências, nos correspondentes bancários, lotéricas e canais digitais, possui gerente de conta para suporte.
- Tarifas e Manutenção de conta: a maioria cobra manutenção de conta, e as taxas de juros podem ser mais baratas e competitivas.
Sendo assim, a experiência do banco físico permite concluir que os custos gerados pelo atendimento presencial, gera custos que são repassados para os clientes finais. Assim, qualquer conta, seja ela física ou digital, possui seus prós e contras e a decisão cabe somente a você. Considere também a sua forma de pagamento de salário, qual é o banco em que a empresa deposita seu salário mensalmente.
Por fim, analise a melhor maneira de manter a sua conta bancária e as vantagens oferecidas e faça a sua opção acertada. Então, verifique qual é o melhor custo-benefício e faça a sua opção, seja pelo banco físico ou digital.