No começo dessa semana, a CAIXA liberou um lote extra do abono salarial PIS para pagamento de até R$1.212,00 para os trabalhadores. Houve liberação do valor para mais de um milhão de trabalhadores brasileiros, mas o saque tem prazo para acontecer e depende de alguns fatores. Continue acompanhando este artigo para saber quais são eles.
Entenda as condições da liberação do abono salarial PIS
O abono salarial PIS foi liberado pela Caixa para milhares de pessoas e o saque já está disponível. No entanto, apenas poderá resgatar o valor aquele que fizer a solicitação até o dia 29 de dezembro, que é o prazo limite para o saque.
Além disso, o valor máximo para o saque chega a R$1.212,00, porém não são todas as pessoas que podem sacar este valor. Isso porque ele varia de acordo com a quantidade de meses de trabalho no ano de referência, qual seja, 2022. Isso significa que, quanto menos meses trabalhados, menor também a quantia que pode ser resgatada.
Aquelas pessoas que, entre os anos de 2016 e 2020 solicitaram a revisão do valor do seu abono, ou mesmo que não realizaram o saque dentro do calendário de pagamento que lhes cabia, também estarão cobertas por esta nova liberação de valores.
Como saber se o abono salarial PIS foi pago
Há diversas formas de saber se o seu abono salarial PIS foi pago, inclusive sem sair de casa para isso. Isso porque a CAIXA dispõe de vários recursos para consultas. Por exemplo, o Aplicativo Caixa Tem e o aplicativo Caixa Trabalhador. Para realizar a consulta neles, basta baixá-los no seu celular, logar e procurar pelos campos onde constam as informações sobre esses dados. O procedimento é simples e intuitivo.
Além disso, também se pode consultar a liberação do abono através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no qual constam os dados sobre o trabalhador. Neste último, basta encontrar a aba benefícios. Mas, para quem tem dificuldades com tecnologia e prefere conversar com alguém que possa responder às suas dúvidas a respeito do abono salarial PIS, basta ligar nos números 11, 158 ou 0800-7260207.
Quem tem direito ao recebimento do abono
Não são todos os trabalhadores que têm direito a receber o abono salarial PIS, que conta com o valor de até um salário mínimo. Para recebê-lo, é preciso se encaixar em algumas regras. Primeiro, é preciso ter cadastro há pelo menos 5 anos no PIS ou no PASEP. Além disso, é fundamental ter atuado formalmente pelo período de 1 mês (30 dias consecutivos) no ano de referência para a apuração, qual seja, 2022.
Caso o trabalhador tenha realizado atividade remunerada para Pessoa Jurídica, ela deve ter acontecido por 30 dias consecutivos ou não (sempre no ano de referência). Por fim, o empregador deve ter informado corretamente todos os dados do funcionário no que diz respeito à Relação Anual de Informações Sociais (Rais), no ano de referência.
Onde o dinheiro é recebido
O dinheiro pago pelo abono salarial PIS é pago diretamente na conta do trabalhador, se este tiver uma conta CAIXA. Entretanto, se não for o caso, o trabalhador poderá receber o dinheiro pelo aplicativo CAIXA Tem, ou comparecendo pessoalmente a qualquer agência da Caixa.