Seguindo com o compromisso do Brasil 123 com a informação, trazemos para você as atualizações sobre o Abono Natalino do Bolsa Família.
Como se trata de um tema muito polêmico, logo de cara já te informamos que o pagamento não acontece no Brasil todo. Isso mesmo, apenas algumas pessoas têm direito ao repasse.
E, ao longo da leitura deste texto, você confere em detalhes quem são os beneficiários.
Abono Natalino do Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal e o governo estadual da Paraíba assinaram contrato para que o banco operacionalize o pagamento do Abono Natalino às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no estado.
Cabe mencionar que o repasse tem o valor de R$ 64, em parcela única, e o crédito acontece na folha de pagamento de dezembro de 2023, na mesma conta e data em que são depositadas as parcelas do benefício principal.
Ainda mais, o crédito vai beneficiar mais de 660 mil famílias.
Em complemento, a iniciativa também aconteceu em Pernambuco. Contudo, no estado, a liberação foi antecipada e ocorreu no meio do ano.
Caixa Econômica Federal
A saber, desde 2018 a CAIXA é o agente pagador do benefício no estado da Paraíba.
Dessa forma, o pagamento do Abono Natalino do Bolsa Família é realizado, preferencialmente, por meio de crédito em conta, incluindo as do tipo Poupança Social Digital, que podem ser movimentadas pelo aplicativo CAIXA Tem.
Além disso, pelo app é possível consultar o benefício, fazer PIX, pagar contas, realizar recarga de telefone, dentre outras funcionalidades.
“A parceria da CAIXA com o governo da Paraíba demonstra o papel do banco de viabilizar as políticas públicas que ajudam a população mais carente”, comentou o vice-presidente de Governo do banco, Marcelo Bomfim.
“O abono natalino é uma oportunidade para as famílias complementarem a renda no festivo mês de dezembro”, completou.
Calendário de dezembro foi antecipado
Por fim, acompanhe a programação dos depósitos do Bolsa Família em seu último dia nesta rodada.
Observe que os repasses começaram com alguns dias de antecedência do habitual, de forma que todos estejam com o valor a que têm direito depositado antes do Natal.
Além disso, o escalonamento segue de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 11 de dezembro;
- NIS de final 2 – 12 de dezembro;
- NIS de final 3 – 13 de dezembro;
- NIS de final 4 – 14 de dezembro;
- NIS de final 5 – 15 de dezembro;
- NIS de final 6 – 18 de dezembro;
- NIS de final 7 – 19 de dezembro;
- NIS de final 8 – 20 de dezembro;
- NIS de final 9 – 21 de dezembro;
- NIS de final 0 – 22 de dezembro.
Com informações da Caixa Econômica Federal