Se a abóbora engorda ou emagrece, é repleta de potássio. O alimento fornece uma boa dose do mineral. Um exemplo: o equivalente a uma xícara de polpa de abóbora cozida fornece mais do que uma banana, uma referência no campo.
É fruto preferido, especialmente na prática de esportes, porque o potássio ajuda na contração muscular. Também é bom saber: uma deficiência deste mineral pode causar cãibras musculares, dores abdominais e prisão de ventre.
Abóbora engorda ou emagrece?
Se você quer saber se a abóbora engorda ou emagrece, temos a resposta: A grande vantagem da abóbora é que ela é densa e tem poucas calorias. Um exemplo: 100g de abóbora cozida = 25 kcal. E são duplamente saciantes: um, graças às suas fibras, dois porque costumamos misturá-las em sopas, gratinados e tortas. São tantas receitas nutritivas!
Se não abusarmos do creme, da manteiga ou do queijo nas preparações, estes pratos continuam a ser verdadeiras dicas para comer bem sem aumentar a conta calórica.
Uma dica para emagrecer: toda pegajosa, a abóbora espaguete pode substituir a massa clássica! 100 g (crus) fornecem apenas 27 kcal. Além disso, este espaguete vegetal não contém glúten.
Receita rápida: corte a abóbora ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes, leve ao forno por 20 minutos de cada lado, depois raspe a polpa com um garfo para remover os filamentos amarelos. Resta ser acomodado à vontade.
Quais os benefícios?
Então, agora que você já sabe se a abóbora engorda ou emagrece, recorra às suas sementes como um lanche ou para decorar um queijo cottage. Já que as sementes de abóbora são ricas em proteínas (cerca de 20%), antioxidantes, vitaminas e minerais (magnésio, cálcio, ferro) e em fibra. Seu índice glicêmico é baixo. Portanto, não há aumento no açúcar no sangue. Além disso, sua riqueza em ácido oleico torna possível aumentar o colesterol bom.