O Ministério da Economia informou nesta terça-feira (2) que 3,359 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2020. Por outro lado, houve o fechamento de 1,044 milhão. Dessa forma, o ano passado chegou ao fim com um saldo positivo de 2,315 milhões de novos empreendimentos abertos em todo o país. O Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério, foi lançada em 2020 pelo governo federal para acompanhar os dados sobre registro empresarial no Brasil.
Vale ressaltar que esse foi o melhor resultado anual desde o início da série histórica, iniciada em 2010, segundo o Ministério da Economia. Aliás, de lá pra cá, o resultado menos expressivo ocorreu em 2018, quando houve a abertura de 2,63 milhões de empresas e o fechamento de 2,42 milhões. A saber, o Mapa de Empresas divulgou os dados também nesta terça-feira.
“Os dados demonstram o empenho dos órgãos federais, estaduais e municipais na implantação de melhorias para tornar o ambiente de negócios mais dinâmico no país, tanto que o tempo de análise dos pedidos de abertura de novos negócios caiu consideravelmente em 2020”, destacou o Ministério da Economia. “Os números demonstram que a economia tem reagido bem mesmo no cenário de pandemia, conforme indicam os dados do registro histórico de abertura de empresas no Brasil em 2020”, completou.
Tempo de abertura é menor
Em resumo, o tempo para abertura de uma empresa no país levou, em média, 2 dias e 13 horas no final de 2020, segundo o Ministério. Aliás, o tempo recuou na comparação com o ano anterior, visto que, em 2019, demorava-se 4 dias e 11 horas. Isso equivale a uma queda de 43% no tempo.
Apesar da redução no tempo, o Ministério da Economia afirmou que ainda não há respostas automáticas para todas as etapas do processo de abertura de empresas. Isso quer dizer que em alguns momentos há necessidade de interações humanas. E, como 2020 ficou marcado pelas medidas de restrição da locomoção para evitar maiores aglomerações, houve certo prejuízo para a abertura de empresas nesse sentido.
Por fim, o Ministério da Economia lançou um projeto em janeiro deste ano, o Balcão Único. Em resumo, o projeto tem o objetivo de permitir a abertura de empresas de forma virtual e em um único dia.
LEIA MAIS
Dólar opera no vermelho em dia positivo nos mercados externos
Ibovespa opera em alta nesta terça (2), com expectativas de estímulos dos EUA