Uma das últimas sanções propostas e discutidas pela União Europeia e os Estados Unidos é a retirada da Rússia do sistema internacional SWIFT. Apesar de ser algo relativamente simples, os impactos dessa medida podem prejudicar muito a economia da Europa. Além disso, também pode ser ruim para o Brasil, o que afeta diretamente a sua vida. Vale lembrar que a Rússia é uma das maiores produtoras de petróleo e derivados e a nossa economia é bastante dependente disso.
Por isso, acompanhar essas tensões de perto pode fazer com que você tome decisões melhores com o seu dinheiro. Além disso, é importante que você saiba que o seu bolso pode sentir bastante os efeitos da guerra, mesmo que ela seja do outro lado do planeta.
Como Putin afeta o mundo?
A Rússia é a segunda maior força militar do mundo e isso, por si só, já impõe respeito ao país. Contudo, ao longo dos anos, a economia russa tem se tornado cada vez mais fechada, o que a faz resistir, por mais tempo, às sanções do ocidente. Porém, existe um fator extremamente importante que deixa a União Europeia preocupada com as sanções que podem ser assinadas contra o país de Putin.
Isso porque a Rússia fornece a maioria do gás natural usado pela Europa. Alguns países dependem mais que outros. O caso da Áustria é o mais crítico, dado que 100% do gás natural do país vem da Rússia. No caso da Alemanha, o percentual é de aproximadamente 70%. Por isso, a Rússia controla praticamente toda a produção de energia da Europa, e, com isso, Putin tem uma estratégia bastante efetiva, caso queira afetar a União Europeia como um todo.
Por isso, a saída da Rússia do sistema SWIFT faz com que as negociações por paz fiquem ainda mais delicadas, dado que a Rússia pode prejudicar muito a economia da Europa. Exatamente por isso, alguns países ainda hesitam em retirar os russos do SWIFT, mesmo que tenham aceitado negociar nas últimas horas.
E se a Rússia sair do SWIFT?
Se a Rússia vier a sair do sistema SWIFT, a situação ficará ainda mais delicada para a União Europeia. Isso porque a saída faz com que a Rússia não consiga transferir dinheiro para fora do país, mas também a impede de receber dinheiro internacional.
Com isso, nenhum país do mundo conseguirá pagar a Rússia, incluindo a União Europeia. Com a falta de pagamentos, nada impede que a Rússia pare com o abastecimento de gás natural à Europa, o que geraria um cenário catastrófico na região. Isso porque a Europa ficaria sem luz e, com isso, indústrias e o comércio deixariam de funcionar. Isso gerará desemprego em massa, além de um processo de inflação bastante alto. Além disso, isso deve colocar o preço do petróleo mais em cima do que atualmente, não impedindo que chegue a patamares como US$150,00. Isso afetaria o mundo todo.
Por isso, a situação é bastante delicada e os governos precisam pensar bastante antes de tomarem a decisão. Economicamente, pode ser fatal para Putin, mas também para toda a Europa e, inclusive, o Brasil.