A Riqueza: quantas pessoas não conhecemos que reclamam querendo mais dinheiro, carros, ou uma mansão, etc.? Ou aquele amigo, talvez o familiar que abomina dinheiro e o estilo de vida luxuosa. Bem, se você faz parte do segundo grupo, pode te ajudar, pois agora estamos falando com quem quer mudar de vida!
Embora pareça impossível chegar à riqueza quando você não nasce em um berço de ouro, não é. Acredite, muitas pessoas saíram do chão, o fato é que não vai ser fácil. Mas pessoas como Neymar, diversos artistas contemporâneos, e famosos como Oprah Winfrey, ou J. K. Rowling (autora de Harry Potter), mostram que isso é possível.
O primeiro passo ao sucesso
Ninguém pode pular o primeiro passo, de modo que ele pode ser definitivo para o sucesso. Porém vale destacar que riqueza pode ser o significado de sucesso para alguns, mas nem todos veem assim, e isso não é errado.
Sucesso para muitas pessoas, é dormir em um lugar seguro, tem quem veja como ser feliz, existem muitas definições. Então o primeiro passo é decidir a direção que você vai seguir, realmente é a riqueza o que você quer? Pois isso pode ser o resultado do planejamento de toda uma vida.
A riqueza está dentro de você
Você provavelmente já ouviu falar em “Lei da Atração” ou outras filosofias similares, ainda não? Basicamente consiste em você pensar e com a intensidade desse pensamento moldar a sua realidade. O estudo é mais profundo, então vale entender melhor, pois é interessante.
Mas não estamos falando disso, se trata de outra coisa que está dentro de você e que a escola, seus pais ou amigos muitas vezes não te ensinam a aperfeiçoar. Estou falando da ideia.
Pense e Faça a riqueza
Napoleon Hill, um dos mais influentes escritores na área de desenvolvimento pessoal, em “Quem Pensa Enriquece” diz: todas as riquezas conquistadas tiveram seu princípio em uma ideia. Mas você já teve a ideia de montar um negócio que achava muito essencial no seu bairro, porém não criou, e depois outra pessoa fez e deu certo?
Depois que você estiver direcionado a alcançar a riqueza, é necessário entender que não é possível ficar rico apenas trabalhando. Se você já ouviu isso, saiba que será necessário mais do que apenas seu trabalho para enriquecer. Por isso, muitas pessoas que alcançaram a riqueza que buscavam, são empreendedoras.
Por esse motivo, depois de cultivar uma ideia, é necessário tirá-lo do papel. Para isso, você precisa, em muitos casos de uma fonte de renda, dessa forma, se você já trabalha pode usar o seu salário para dar vida à sua ideia.
Se você não tem ideias, pense em algo que você gosta de fazer, seja por hobby ou prazer. Veja se há algo que dá para melhorar, por exemplo: você gosta de doces, tem algo que você nunca viu alguém fazer igual? Já pensou em montar um negócio fazendo os docinhos que você faz só para você e sua família?
Então anote já em um caderno, o que você gosta, mas é claro, não olhe apenas para a riqueza, se possível atrele este negócio a algo que você ama. Afinal, o amor vai te ajudar nos dias mais difíceis, pois o dinheiro e o desejo pela riqueza não são tudo.
Saia da roda
Robert Kiyosaki, em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre” (best-seller no nicho de finanças), revela o que ele chama de “corrida dos ratos”. Consiste basicamente em uma analogia feita com ratos de laboratório que ficam correndo em rodas ou gaiolas em um ciclo. Na vida financeira se refere à pessoas que trabalham para pagar suas contas, a vida toda.
Em muitas cidades as pessoas vivem em torno de uma indústria, onde o filho segue o mesmo cargo em que o pai, ou a filha herda o negócio da mãe que já foi da avó, etc… Sair desse ciclo é o que leva as pessoas à riqueza ou à pobreza também. O segredo é saber para onde você quer ir e como vai chegar lá.
O mais importante é acreditar que você já tem o que quer, agora tem que ir em direção à ela. Os dois livros que citamos são fundamentais, afinal, estudar, ler buscar o conhecimento é o que te mostra que além da roda de ratos há mais. A sua fé, e o seu esforço te levarão para fora dessa roda e ao seu sucesso, ou à riqueza, se for o que quer.
Veja também: Aprovado projeto de auxílio emergencial de R$ 300 por 3 meses; saiba onde