A resposta é sim. Podemos comer chocolate todos os dias e obter muitos benefícios do cacau. Afinal, o cacau possui catequinas, flavonoides e teobromina, melhora a sensibilidade à insulina, tem efeitos cognitivos porque aumenta a vasodilatação, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e melhora performance no treinamento físico.
A exemplo: no pré-treino, o chocolate, por ter esse efeito vasodilatador, chegará com rapidez no fluxo sanguíneo no músculo alvo (músculo que está sendo treinado). Consequentemente, chegando mais oxigênio e nutrientes, há melhoria na performance no treino. No pós-treino, ele auxiliará na recuperação muscular.
Quantidade de chocolate por dia
Estudos mostram que podemos ingerir de 500 a 1000mg de flavonoides. Ou seja, 25g a 50g de chocolate por dia para obter os benefícios.
Comer essa quantidade por dia, diminui muito as chances de ter compulsão alimentar. Comece com 50% de cacau e vá aumentando gradativamente até chegar a 80, 90% de cacau. Assim, nosso paladar vai se acostumando aos poucos. Contudo, não troque o chocolate ao leite por chocolate amargo imediatamente. Comece pelo meio amargo até chegar no amargo, que você terá mais benefícios e será muito prazeroso para seguir a dieta.
Outra dita é: coma o chocolate depois do almoço ou jantar. Porém, opte por comer carnes magras e utilize pouco azeite na refeição. Afinal, o chocolate já tem uma concentração maior de gorduras, então, é importante que se reduza as gorduras dos alimentos na refeição.
Por fim, se a sua dieta estiver bem calculada, você pode comer chocolate todos os dias. Assim, sua dieta será muito mais prazerosa e você irá conseguir se manter no foco por muito mais tempo.
Gostou dessa informação? Então compartilhe com seus amigos e familiares chocólatras e aproveite para ver mais benefícios sobre essa delícia aqui.