Estudos já comprovaram que dormir bem traz benefícios notáveis à saúde e proporciona bem-estar. Mas e quando a hora do nosso sono torna-se uma armadilha para os problemas bucais? Sono agitado, ronco, sensação de cansaço ao acordar… Você tenta corrigir o problema mudando a posição em que dorme, mudando de travesseiro e de nada adianta.
Você sabia que todos estes problemas podem ter nascido na sua boca? Se você nunca imaginou que o dormir de boca aberta, por exemplo, poderia afetar a sua saúde bucal, estes são os problemas que podem surgir:
- Apneia – ficar “sem ar” ou “parar de respirar”;
- Apinhamento dentário – alteração no posicionamento dos dentes;
- Ronco – alterações anatômicas do nariz e garganta que podem levar a uma oclusão parcial à respiração, nessa região;
- Ressecamento bucal;
- Cáries e gengivites;
- Mau hálito – alteração do hálito que o uso de uma bala de menta ou um bochecho não resolvem.
Outros problemas relacionados à saúde bucal
Quadros de dentição mal alinhada, posicionamento errado da língua e desgaste nas articulações, podem levar à evolução de distúrbios que atrapalham o sono dos pacientes, como bruxismo, ronco e apneia. Não é à toa que todo um ramo da Odontologia se dedica ao estudo e tratamento dos chamados distúrbios do sono.
Como evitar esse problema?
Caso você perceba que dorme de boca aberta ou que ronca durante a noite, é hora de procurar um profissional qualificado para o diagnóstico e tratamento.