Usar o FGTS para realizar o sonho da casa própria é uma excelente ideia para quem deseja obter facilidade ao comprar um imóvel. Isso porque, com esse benefício trabalhista, é possível abater o valor do imóvel e terminar o pagamento do financiamento mais rápido.
Dessa forma, reunimos algumas das principais informações para que você saiba como usar o FGTS para adquirir um imóvel novo.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o FGTS?
Primeiramente, para compreender como usar o FGTS para a compra de um imóvel, é fundamental entender o que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Assim sendo, o FGTS é um benefício trabalhista que tem como objetivo assegurar uma reserva financeira ao trabalhador.
Ademais, ter a casa própria é um sonho que muitas pessoas compartilham ao redor do mundo. Isso ocorre porque, além de proporcionar conforto e segurança, as pessoas também consideram adquirir um imóvel um investimento sólido e uma forma de assegurar um futuro estável.
Dessa maneira, uma das alternativas para financiar a compra de um imóvel é utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, nem todos sabem como usar esse benefício para realizar o sonho da casa própria.
Como usar o FGTS para a aquisição da casa própria?
Conforme todos já devem saber, os trabalhadores podem retirar o dinheiro do FGTS somente em algumas situações específicas. Sendo assim, a aquisição de um imóvel próprio é uma delas.
Portanto, os trabalhadores que possuem valores de Fundo de Garantia podem utilizá-los como parte do pagamento ou integralmente para a compra de um imóvel residencial.
Entretanto, a Caixa Econômica Federal estabelece algumas regras para utilizar o FGTS nessa finalidade. Por exemplo, é necessário ter pelo menos 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS e não possuir outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Documentação necessária para usar o FGTS para comprar imóvel
Para solicitar a utilização do FGTS na compra da casa própria, é preciso apresentar a documentação necessária. Assim sendo, entre os documentos exigidos, destacam-se:
extrato do FGTS atualizado;
- Carteira de trabalho;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de residência;
- Documentação do imóvel, entre outros.
Além disso, é fundamental verificar as exigências que a Caixa estabelece para evitar imprevistos no momento da solicitação.
Quais são as vantagens de usar o FGTS para comprar a casa própria
Por fim, usar o FGTS na compra de um imóvel traz diversos benefícios ao comprador. Um dos principais é a possibilidade de reduzir o valor do financiamento, já que o saldo do FGTS pode ser utilizado como parte do pagamento.
Além disso, o trabalhador também pode usar o FGTS para quitar parcelas do financiamento ou para amortizar o saldo devedor.
Contudo, apesar das vantagens, é importante destacar que existem algumas limitações e restrições para utilizar o FGTS na compra da casa própria. Portanto, é necessário obter informações diretamente na Caixa, para saber se no seu caso, essa modalidade está disponível.
Agora que você já sabe como usar o FGTS para realizar o sonho da casa própria, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse tema!