A busca por um estilo de vida saudável se tornou cada vez mais frequente na população mundial. Diante disso, perder peso é um dos itens mais desejados nessa busca por uma vida saudável. Assim, a incrementação de certos alimentos ou especiarias podem ajudar. Um exemplo disso é a canela, que reduz a absorção de gorduras, além de possuir uma série de propriedades benéficas.
De acordo com o estudioso e nutricionista espanhol Miguel López Moreno, do Instituto de Investigação em Ciências da Alimentação (CIAL), a canela possui várias propriedades que ajudam na redução da absorção de gordura, podendo, portanto, auxiliar no combate à obesidade. “Especificamente, essa especiaria mostrou que pode reduzir um pouco a absorção das gorduras que consumimos com a dieta, da mesma forma que fazem alguns medicamentos usados em pessoas que sofrem de obesidade”, afirma.
Além disso, o profissional chama atenção sobre a importância de uma boa alimentação associada, pois de nada adianta ingerir alimentos que auxiliam na redução de absorção de gorduras e seguir com uma alimentação incorreta.
Além de reduzir a absorção de gorduras, a canela possui outros benefícios
A canela, além de ajudar a melhorar a composição corporal com a redução de absorção de gorduras, tem efeito sobre a sensibilidade à insulina. Nesse sentido, a especiaria poderia ser um forte aliado no controle de diversas patologias influenciadas pelo descontrole desse hormônio, afirma Miguel López Moreno. O nutricionista também diz que a canela possui efeitos anti-inflamatórios, demonstrando resultados promissores na redução da frequência e severidade das migrâneas, por exemplo. Ademais, devido a seu efeito antiespasmódico, mostrou-se eficaz contra as dores decorrentes da menstruação.
Por fim, estudos sugerem que o uso adequado da canela ajuda também a melhorar os transtornos digestivos, bem como ajuda na redução da pressão arterial devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as quais ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.
Todos os benefícios da canela são devido aos componentes como mucilagem, cumarina e tanino, os quais conferem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antiespasmódicas.
Como consumir a canela?
Existem várias formas de obter os benefícios da canela e uma delas é usá-la como tempero para carnes e peixes, por exemplo, ou polvilhar uma pequena quantidade sobre frutas e mingaus. Mas, a forma mais usada continua sendo o maravilhoso chá de canela. Confira como fazer!
Ingredientes:
- 1 pau de canela;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar o pau de canela na xícara com a água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois disso, retirar o pau de canela e consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições. Caso você não goste do sabor muito intenso do chá, deixe o pau de canela em infusão por menos tempo ou adicione suco de limão ou gengibre ao chá.
E você, gosta do chá de canela? Então compartilhe essa matéria nas redes sociais para lembrar seus amigos de consumir esse chá tão saboroso e tão benéfico para a saúde!