Não é segredo para ninguém que praticar exercícios é fundamental para manter a saúde do corpo e, além disso, especialistas também afirmam que a caminhada é um processo fundamental para a mente.
Acima de tudo, médicos recomendam que pacientes cardíacos façam esse tipo de exercício por pelo menos 10 minutos por dia. Afinal de contas, ela é um exercício simples e cardiovascular que ajuda a manter o ritmo cardíaco equilibrado.
Além disso, para quem deseja manter uma mente saudável, é fundamental praticar a caminhada ao ar livre e contemplar o ar puro diariamente. Existem vários benefícios ao praticar a caminhada, confira abaixo os principais.
Principais benefícios da caminhada
Os benefícios da caminhada para o corpo e para a mente são comprovados pela ciência. É recomendado que cada indivíduo caminhe pelo menos 10 minutos por dia.
Com isso, ele garante os seguintes benefícios:
Caminhada melhora a circulação:
Um dos benefícios desse exercício é melhorar a circulação. Como já foi dito, a caminhada é de fato um exercício cardiovascular e, foi feito um estudo USP de Ribeirão Preto, onde comprovou que caminhar por 40 minutos é capaz de reduzir por até 24 horas a pressão arterial.
Além disso, melhora a circulação, pois faz com que a válvula do coração tenha que trabalhar mais, favorecendo a oxigenação do corpo.
Torna o pulmão mais eficiente
A caminhada também favorece muito os pulmões. Dessa forma, ao caminharmos, ocorre a troca gasosa nos pulmões e passam a ser mais poderosas quando se adquire o hábito de caminhar.
Caminhada ajuda a combater a osteoporose
A princípio, é possível dizer que a compressão das pernas faz com que haja muitos estímulos elétricos no corpo, causando assim, a movimentação de todo o esqueleto. Com isso, fica mais fácil a absorção do cálcio o que torna os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem osteoporose.
Ajuda a afastar a depressão
Esse tipo de exercício também é um dos responsáveis por liberar endorfina. Esse hormônio causa a sensação de alegria e relaxamento. Portanto, ao praticar a caminhada diariamente a produção de endorfina se torna automática e produtiva.
É fundamental para que tenha efeito duradouro para afastar a depressão que o indivíduo vá praticando a caminhada gradualmente e vá aumentando a quantidade de tempo em que caminha para não se tornar um ciclo vicioso.
Pode aumentar a sensação de bem-estar
Caminhar em locais com ar puro, bastante áreas verdes, como parques, por exemplo, é capaz de aumentar a sensação de bem-estar. Isso garante uma melhora na saúde mental.
No Reino Unido, pesquisadores fizeram um estudo e compararam pessoas de diferentes comportamentos. Com isso, foi comprovado que indivíduos que tinham o hábito de fazer caminhada ao ar livre ou qualquer outra atividade desse gênero apresentava um humor e autoconfiança muito melhores que pessoas que não tinham esse hábito.
Ajuda a diminuir a sonolência
A adrenalina é uma das substâncias produzidas através do exercício e, com isso, o hábito de caminhar ajuda a reduzir a sonolência, tornando o dia mais produtivo.
Além de deixar o corpo com mais disposição durante o dia, ajuda a melhorar o sono da noite.
Ajuda também a manter o peso equilibrado
Exercícios físicos são também excelentes para quem deseja manter o peso equilibrado. Como a caminhada acelera o metabolismo, especialistas acreditam que por horas após o exercício o corpo ainda continua perdendo calorias.
Isso ocorre, porque ao começar a caminhar, o corpo passa a ter uma maior demanda calórica e isso faz com que queime gorduras localizadas.
Ajuda a controlar a vontade de comer
O corpo precisa de alimento para se manter de pé e saudável. Contudo, muitas pessoas acabam adquirindo um vício por alguns alimentos, como o chocolate, por exemplo.
A caminhada é capaz de reduzir a vontade excessiva de comer, principalmente, quando essa vontade está relacionada ao estresse e ansiedade. A caminhada ajuda a manter a mente sadia.
Dessa forma, a caminhada também mantém o indivíduo ocupado e evita que a vontade de comer fora de hora se torne um vício.