Você sabe como a alta da inflação afeta os investimentos? É disso que iremos falar hoje aqui no Brasil123.
A inflação está sempre gerando medo e desconforto na população, principalmente quando está em alta e afeta diretamente o cotidiano do cidadão comum. Com isso, a atual alta da inflação vem diminuindo o poder de compra da grande maioria das pessoas.
Porém, além disso, a inflação vem afetando a dinâmica dos investimentos e gerando insegurança para os pequenos e grandes investidores. No entanto, antes de entender com mais clareza como a alta da inflação afeta os investimentos, precisamos compreender o que é inflação.
O que é inflação?
De modo geral, é literalmente o aumento do preço de produtos e serviços. Assim, esse aumento sempre ocorre com o passar do tempo e representa a desvalorização do quantitativo monetário.
Então, de modo prático, você pode pensar na quantidade de alimentos que você comprava. Ou seja, que levava do supermercado com 50 reais há dez anos atrás e a quantidade que você compra hoje.
Como a inflação tem relação com os investimentos?
Os investimentos podem estar associados direta ou indiretamente ao aumento da inflação. Assim, eles podem gerar prejuízos e diminuição da rentabilidade em ambos os casos, porém em proporções bem distintas.
Os investimentos atrelados à inflação normalmente estão assegurados pela SELIC (Sistema Especial de Liquidação de Custódia). Desse modo, ele registra as transações dos investimentos e representa uma taxa de juros que acompanha a inflação.
No caso, é uma taxa básica de juros que objetiva realizar a contenção de preços. Ou seja, a partir da identificação do Banco Central para a tendência de uma possível alta da inflação.
Com isso, o dinheiro investido passa a render de acordo com as alterações inflacionárias e tende a manter a valorização monetária. Contudo, com a alta da inflação, há uma rentabilidade real menor que o valor investido.
Por exemplo, se há um investimento com rentabilidade de 5% em cima do valor rentável, há cobranças da taxa da SELIC, do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e até mesmo do Imposto de Renda. Porém, é a opção de investimento com melhor rentabilidade. Isso porque, quando não há acompanhamento da inflação, a desvalorização do dinheiro é ainda maior.
Então, como funciona os investimentos não atrelados à inflação?
Basicamente, esses investimentos possuem valores prefixados em conta e, quanto mais alta a inflação, maior a taxa sobre o montante. Normalmente, a rentabilidade permanece muito menor que a inflação e isso causa a desvalorização do dinheiro em investimento.
No caso, o que acontece é uma redução do valor do dinheiro, pois ele rende sem acompanhar os aumentos dos produtos, de comércio, por exemplo. Isso faz reduzir o poder de compra com aquele quantitativo. Assim, é importante sempre estar atento aos tipos de investimento e às mudanças inflacionárias atuais para encontrar a opção mais ideal.
Agora que você compreendeu mais sobre como a alta da inflação altera os investimentos, siga nossas dicas e deixe seu dinheiro sempre seguro e rendendo mais.