Os clientes que usavam o 99Food tiveram uma notícia inesperada recentemente. Isso porque a empresa decidiu encerrar suas operações no Brasil e a empresa permanecerá apenas com outros serviços, como táxi e transporte por aplicativo. Além disso, o anúncio afirma que os clientes não conseguirão acessar o aplicativo a partir do dia 17 de abril.
Dessa forma, em menos de um mês não será mais possível pedir comida através da empresa. Para especialistas, a medida tomada pelo 99Food já era esperada, dado que o mercado ainda é muito concentrado em outra empresa.
99Food vai acabar com serviços de delivery
Os clientes que usam os serviços do 99Food não poderão mais acessar o aplicativo a partir do dia 17 de abril deste ano. Isso porque a empresa está anunciado o fim dos serviços e permanecerá apenas com as modalidades de transporte.
Em fevereiro, a empresa já havia anunciado a intenção de finalizar os serviços, dado que fechou a parceira com entregadores vinculados à plataforma. Recentemente, apenas entregadores dos próprios restaurantes atuavam com as entregas. Apesar disso, o encerramento da 99Food não gerará demissões.
Isso porque a empresa anunciou que os entregadores poderão trabalhar por meio do 99Entrega e do 99Moto nos municípios onde os serviços estiverem disponíveis.
“Nossos parceiros já foram informados sobre esta decisão. Nós esperamos que, em um futuro próximo, os restaurantes aproveitem as nossas soluções logísticas para continuarem distribuindo suas refeições”, afirmou, em nota, a 99Food.
Contudo, o fechamento da plataforma gerou algumas discussões, inclusive em órgãos políticos. Isso porque o encerramento das atividades do 99Food deixará o mercado de delivery bastante concentrado nas mãos do iFood, segundo Paulo Solmucci, presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). Ele cobrou do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que restrinja a exclusividade do iFood.
Veja também: LIBERADO novo empréstimo no Nubank
iFood nega as acusações
Apesar da cobrança dos órgãos reguladores, o iFood firmou alguns acordos com o CADE para restringir a sua exclusividade no setor de delivery no país. Isso porque, recentemente, a plataforma havia assinado contratos de exclusividade com algumas redes de alimentação, tornando a plataforma a única a poder fazer delivery desses produtos. Dessa forma, a 99Food perdeu alguns clientes.
Contudo, houve o rompimento do contrato do iFood com algumas redes, como McDonald’s, Habib’s e Outback. Com isso, especialistas dizem que isso facilita o acesso de outros aplicativos a esses restaurantes, o que poderia ampliar a concorrência no mercado.
Porém, desde sua fundação, em 2012, o iFood lidera o mercado. Nem mesmo o 99Food foi capaz de se tornar uma concorrência forte ao aplicativo. Apesar disso, a 99 tem outros produtos bastante utilizados, como 99Táxi, 99Entrega, 99Moto e o próprio transporte por aplicativos.
Leia agora: Itaú anuncia que vai dar dinheiro a alguns clientes. Veja!