A maioria das pessoas passam grande parte da vida trabalhando e aguardando o instante de encerrar as atividades laborativas e curtir a sonhada aposentadoria. Assim, obter dicas para aumentar seu benefício do INSS é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, isso pode garantir um descanso mais tranquilo.
E a notícia boa é que existe sim a oportunidade de proporcionar um up grade no valor mensal do benefício. Além disso, é possível conseguir isso com medidas muito simples.
Quer descobrir juntamente conosco como fazer seu benefício dar esse up? Continue a leitura do texto até o final!
Acertar o cálculo é uma das dicas para aumentar seu benefício do INSS
A princípio, cabe lembrar que não é incomum a previdência social cometer algum equívoco nos cálculos. Assim, quando acontece esses pequenos erros matemáticos, podem gerar uma queda indevida no valor do benefício que o segurado deveria receber de fato.
Outra dica para aumentar seu benefício do INSS é averbar tempo como ex-servidor público
Afinal, segurados que em algum momento exerceram atividades laborais na modalidade de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) têm a oportunidade de incorporar esse tempo a sua contagem. Isso ocorre através da CTC (Certidão de Tempo de Contribuição).
Contudo, esse tempo somente pode ampliar o tempo total de contribuição, e aumentar seu benefício, se não ocorreu ao mesmo tempo que o tempo que já entrou no cálculo.
Ações trabalhistas também pode aumentar seu benefício do INSS
Se o segurado obteve vitória em uma ação trabalhista, que reconheceu uma relação de emprego ou concedeu reajustes salariais que não foram contabilizados no momento da concessão da aposentadoria, ele pode requerer uma reavaliação.
Adição de tempo de trabalho rural pode aumentar seu benefício do INSS
O tempo que o segurado exerceu em trabalhos no campo que antecedem o ano de 1991, independente de haver ou não contribuições previdenciárias, também pode entrar na contagem de tempo do beneficiário. Desse modo, pode agilizar a concessão do benefício e incrementar o valor inicial, gerando a chamada aposentadoria híbrida do INSS.
Contagem de tempo de trabalho em regime especial
Segurados do INSS, que exerceram atividades em ambientes com exposição a elementos que causam dano à saúde ou risco à vida, têm direito a uma contagem distinta. No entanto, para a confirmação é preciso apresentar o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), entregue pelo empregador.
Tempo como aprendiz
A atuação como aprendiz em instituições de ensino técnico, industriais ou em escolas de ensino profissionalizante que tenham ligação a companhias ferroviárias também podem incorporar este tempo à contagem para conseguir o benefício. Todavia é preciso documentação comprobatória.
Incorporação do auxílio-acidente ao salário
O valor do benefício pago a quem tem diminuição da capacidade laborativa, o auxílio por incapacidade parcial, deve integrar salário mensal para efeitos da previdência. Aumentando, portanto, a média no cálculo.
Inclusão do tempo de serviço militar
O segurado que prestou serviço às Forças Armadas, também pode agregar esse período no cálculo previdenciário. Contudo, para que haja a inclusão, é necessário apresentar documentação comprobatória específica, a exemplo do Certificado de reservista.
Gostou de conhecer essas dicas para aumentar seu benefício do INSS? Comente conosco.