O Brasil criou mais de um milhão de empregos e sete em cada dez deles foram oferecidos por micro e pequenas empresas. Ou seja, 70% das vagas de emprego formal que o país gerou em 2023 estão nas MPEs.
Assim, no primeiro semestre (janeiro a junho), o país abriu 1,023 milhão de oportunidades de trabalho formal e 710 mil foram através dessas empresas, o que significa 70% do total.
De acordo com o levantamento que o Sebrae realizou tendo como referência os dados do Caged, um cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego, o segmento ampliou muito os postos de trabalho, com registro em carteira, nos primeiros seis meses de 2023.
A saber, Sebrae é a sigla de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Caged, Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados
Quer saber mais sobre esse grande número de vagas de trabalho formal que as MPEs ofereceram neste ano? Continue a leitura do texto até o final!
MPEs repete resultado positivo e gera muitas vagas de emprego
Afinal, essa categoria de empresas vem mantendo o fôlego e repetindo os bons resultados com saldo positivo, gerando novos empregos no Brasil a cada ano. Em outras palavras, o segmento repetiu o feito dos dois anos anteriores, uma vez que em 2021 e 2022 também registrou alta na abertura de vagas nos primeiros semestres.
Sendo assim, as micro e pequenas empresas continuam mostrando a importância do seu papel na economia brasileira.
Quem são as micro e pequenas empresas responsáveis por tantas vagas de emprego?
Primeiramente, para se enquadrar na categoria de microempresas existe o critério referente ao número de empregados que podem chegar a 9 ou 19, dependendo do segmento. Sendo assim, a entidade precisa ter no máximo 9 funcionários, nos segmentos:
- Serviço;
- Agropecuária;
- Comércio.
Ou ainda 19 funcionários nos segmentos:
- Indústria;
- Mineração.
De maneira semelhante, para o enquadramento como pequenas empresas, tem o critério de quantidade de trabalhadores, que nesse caso vai de 49 a 99. Portanto, respeitando, respectivamente os mesmos segmentos que citamos anteriormente
De acordo com afirmações do presidente do Sebrae, Décio Lima, apesar dessa categoria de empresas enfrentar taxas de juro, que segundo ele são absurdas e provocam a inibição nos investimentos, as MPEs foram responsáveis por uma contribuição preciosa para manter o emprego no Brasil.
Números do semestre
Por fim, cabe ressaltar que apesar do resultado positivo, o quantitativo de novas vagas de emprego formal que se criou entre os meses de janeiro a junho é 26,3% menor em comparação ao primeiro semestre do ano anterior. Nesse mesmo intervalo em 2022 se criou 1,39 milhão de oportunidades de trabalho com registro em carteira em território nacional.
Abaixo apresentamos um apanhado sobre as vagas de emprego formal no primeiro semestre deste ano de 2023:
- Vagas de trabalho formais que se gerou no período de janeiro a junho – 1,02 milhão;
- Novos postos de trabalho que as MPEs ofereceram esse intervalo de tempo – 709 mil (aproximadamente 70%);
- Novas vagas no acumulado do semestre que o setor de serviço gerou, representados pelas micro e pequenas empresas – 394 mil;
- Trabalho formal que as MPEs geraram somente no mês de junho – 113 mil.
Em sua opinião qual a relevância das micro e pequenas empresas após mais esse resultado em relação às vagas de emprego? Comente conosco.