Hoje, 7 de janeiro, comemoramos o Dia do Leitor. A princípio, não é segredo para ninguém que quem lê realmente viaja. Isso porque a leitura aflora a imaginação e pode levar o leitor a conhecer lugares e épocas que nunca tenha conhecido e vivido. Além disso, a leitura exercita as capacidades de comunicação e de interpretação e amplia o vocabulário e o conhecimento.
Neste sentido, para se tornar um bom leitor é necessário boas experiências com a leitura. Então, vamos compartilhar aqui boas indicações de livros e incentivar nossos amigos e familiares que ainda não têm o hábito da leitura.
História do Dia do Leitor
O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
Benefícios da leitura
A leitura é muito benéfica para o cérebro, pois serve como uma ferramenta muito estimulante para ele: a partir da leitura, você pode potencializar sua capacidade de concentração, aprendizagem, assim como a criatividade e o aumento do seu repertório cultural.
Além disso, o hábito da leitura também pode ajudar a retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas… De acordo com especialistas, as conexões neurais aumentam durante a leitura, o que ajuda, e muito, na manutenção da boa saúde do cérebro.
Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.
O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas
“Ler é sonhar pela mão de outrem.” Fernando Pessoa
O nosso parabéns do Dia do Leitor vai para todos os apaixonados pela leitura. Veja mais sobre a importância da leitura aqui.