Quando estiver montando um computador para jogos, existem pontos importantes que precisam ser levados em consideração e na maioria das vezes são esquecidos. Um desses pontos é a qualidade do monitor, se ele deve ser 60 Hz ou 144 Hz.
A grande maioria dos gamers escolhe uma capacidade maior que é definida pela quantidade maior de quadros por segundo ou FPS, mas se esquecem que é preciso ter um equipamento que garanta uma boa visão da qualidade do jogo, e é aí que o 144 Hz entra.
Por que 144 Hz ao invés de 60 Hz?
Para tirar as dúvidas, é preciso entender que a qualidade de 144 Hz indica que o monitor com essa resolução, consegue mostrar 144 quadros por segundo. O que contribui para imagens mais rápidas em movimento, incluindo o movimento do próprio mouse para os jogos.
Já uma imagem de 60 Hz, mostraria imagens mais lentas, e vale lembrar que monitores mais rápidos garantem uma qualidade melhor. Para se ter uma ideia, existem 3 interfaces diferentes no quesito que melhora a experiência. São elas:
- Seus olhos;
- Seu monitor;
- Seu computador.
A qualidade da imagem pelo computador é definida pelo FPS, e também do jogo que está rodando. A quantidade desse FPS pode ser definida pelas peças potentes que foram usadas na máquina.
Qualidade do monitor
Quando o monitor é de 60 Hz, ele vê o máximo de 60 quadros por segundo, o que deixa a imagem levemente mais lenta. Ainda tem uma boa qualidade, mas quando comparado com um de 144 Hz, fica mais lento.
Para se ter uma ideia, o monitor de maior atualmente da Asus, o modelo Rog Swift PG258Q, pode chegar a até 240 Hz, que roda as imagens com quase 100 quadros por segundo a mais do que o monitor de 144 Hz. Isso não só deixa a imagem melhor em desempenho do que 60 Hz, como também altera a qualidade e capacidade em FPS que o monitor poderia oferecer.
Já o fator que inclui a visão, os olhos, é preciso entender que eles são quem captam toda a informação que é produzida pela tela, seja qual for o seu monitor.
Leia mais: APU AMD vale a pena? Quais são os prós e contras?