Uma matéria bastante interessante foi publicada pelo jornal BBC no ano de 2017 e que voltou à tona de forma real e intensificada: Por que 60% dos eleitores de Bolsonaro são jovens? O texto começa abordando sobre a vida de Gabriel Araújo, que conheceu o deputado federal através de memes do Facebook. Tudo começou no final de 2013, quando desencantado com a política brasileira, o conheceu em uma página de “zoeiras”. Foi dessa forma que surgiu a intensa admiração pelo mesmo: um retrato de uma juventude agressiva, machista e religiosa. E, o mais curioso: boa parte deles afirmam não se importar com a política.
No ano de 2017, pesquisas mostraram que 60% dos eleitores de Bolsonaro possuem entre 16 e 34 anos. Atualmente, em 2021, ele ainda lidera as intenções de voto para 2022 com cerca de 34,5%. Apesar da desaprovação do mesmo, ainda continua na liderança. Segundo a pesquisa publicada no dia 29 de janeiro pelo site Em.com.br, 56,4% ainda são contra o impeachment do Bolsonaro.
Uma geração que acha entender sobre política
A geração atual acredita entender sobre política por ver alguns vídeos de memes no Facebook. Uma matéria publicada pela Folha Uol deixa ainda mais claro os fatos: simpatizantes do presidente afirmam saber, mas são aqueles que mais erram questões sobre o assunto.
A pesquisa foi realizada com cerca de mil participantes da cidade de São Paulo sobre as políticas locais e eleições de 2020 para prefeito. Erraram mais que outros e afirmam que acertaram boa parte delas. O levantamento havia sido realizado pelos cientistas políticos da Universidade da Carolina do Norte (EUA) juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais e Pernambuco, todos em parceria com a Folha UOL.
Memes com mais de milhões de visualizações explicam os 60% dos eleitores de Bolsonaro
Para comprovação da tese, basta acessar o canal do Youtube e ter certeza disso. São vídeos de “patadas e memes” com mais de milhões de visualizações. Idolatram-o pela grosseira já que é somente isso que as imagens demonstram. Não há vídeos sobre debates e muito menos sobre propostas políticas com tantas visualizações. Os comentários são ainda mais preocupantes:
“Vc pode gostar ou nao dele, MAIS PRECISA ASSUMIR Q ELE É O MAIS BRABO”
“a globo se arrepende ate hj de ter intrevistado ele.., Esse cara pensa mtt rapido”
“Maravilhoso, nunca o Brasil teve e dificilmente terá um presidente com raciocínio tão rapido, parabéns meu presidente”.
Não é de se esperar outra razão para haver se tornado ídolo dos jovens: apresenta falas curtas, sem profundidade e recheadas de má educação. São vídeos mais fáceis de serem aceitos que aqueles que realmente possuem debates aprofundados.
https://youtu.be/h1QlO8Vj7Yo