Neste mês de agosto, o Governo Federal vai pagar a primeira parcela extra da prorrogação do programa nacional voltado para o enfrentamento da Covid-19.
O cronograma diz respeito ao grupo que está fora do Bolsa Família, mas que estão inscritos no CadÚnico, o programa que seleciona beneficiários para projetos sociais.
5ª parcela auxílio emergencial: calendário Cadastro Único
Quem participa do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mas não recebe o Bolsa Família foi incluído no auxílio emergencial.
No entanto, participar do programa não foi o único requisito que os beneficiários tiveram que atender, pois o auxílio possui uma série de regras de participação.
Por se tratar de uma categoria diferenciada, o calendário para quem é do CadÚnico não é o mesmo que o cronograma do Bolsa Família. Dessa forma, para o pagamento da 5ª parcela auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal (CEF) elaborou uma nova medida: o envio do cronograma e demais informações via WhatsApp.
Assim sendo, os beneficiários do auxílio emergencial que foram selecionados via Cadastro Único, bem como aqueles que se inscreveram, ainda em 2020, por meio do site e aplicativo do programa receberão pelo celular o calendário de pagamento das parcelas extras.
Serão enviados, portanto, o calendário de depósito e o calendário de saque para todos os beneficiários que recebem o auxílio via Caixa Tem; ou seja, o valor é depositado na Poupança Social Digital.
Regulamento do envio do calendário via WhatsApp
Todos os beneficiários que estão fora do Bolsa Família vão receber o calendário da 5ª parcela, assim como da 6ª e 7ª parcela pelo WhatsApp. Dessa maneira, a CEF enviará as informações por um número padrão que não permitirá a conversação.
O envio das mensagens será feito mesmo se o beneficiário não tiver créditos no celular e conexão com a internet. Basta apenas que o número cadastrado no Caixa Tem esteja atualizado e seja o mesmo utilizado no WhatsApp.
A CEF informa ainda que não pedirá nenhuma informação e que os beneficiários devem ficar atentos às atividades fraudulentas, a fim de evitar os possíveis golpes.