A situação ainda está muito complicada para muitas famílias de São Paulo (SP). Afinal, são quase 500 mil imóveis na Grande São Paulo que estão sem energia. Os dados são da Enel, três dias após um forte temporal ter atingido diversas localidades do Estado.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), desse total, 413 mil estão na capital paulista.
Ainda mais, por conta da falta de luz, 12 escolas municipais não abriram. Além disso, 77 semáforos também seguem sem operar.
E como se não bastasse todo esse cenário, de acordo com a prefeitura,125 árvores caídas precisam ser desenergizadas para que que as equipes pudessem iniciar o trabalho de remoção.
VÍDEO: Praias do Rio de Janeiro continuam sob risco de fortes ondas
Falta de energia em São Paulo
Em entrevista ao programa Bom Dia SP, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), responsabilizou a Enel pela demora na resolução do problema.
“Ainda temos 413 mil consumidores sem energia na cidade de SP. Estamos aqui com todo o esforço, ampliamos as equipes, estamos com a Defesa Civil, pessoal das subprefeituras para poder trazer a cidade de volta o quanto antes. Mas em muitas situações, a gente depende que a Enel faça o seu trabalho de desligamento para poder remover as árvores e reestabelecer a energia. Situação bastante difícil”, ponderou.
Ele defendeu que a gestão municipal realiza podas constantes, mas que a cidade foi atingida por rajadas de vento suspostamente inesperadas.
De acordo com Nunes, este ano, 10 mil árvores foram removidas por risco de queda.
“É um número bastante considerável”, defende.
A saber, das sete pessoas que morreram em decorrência das fortes chuvas, ao menos quatro foram atingidas pela queda de árvores.
Transtorno para milhões de pessoas sem energia
A chuva forte atingiu o Estado na tarde de sexta-feira (3), e apesar de ter sido relativamente rápida em muitas localidades, foi o suficiente para provocar estragos imensos.
Tampas de caixa d´água que saíram voando, prédios em construção que tiveram as suas estruturas destruídas, árvores caídas, trânsito que virou um caos.
Para completar, muitos lugares ficaram sem o abastecimento de água, ou seja, uma situação extremamente delicada.
A previsão, para os locais onde há energia, é que o abastecimento seja normalizado ao longo desta segunda-feira (6), podendo se estender até terça-feira (7) em pontos mais críticos.
Ainda mais, para muitos cidadãos, o sofrimento não durou muito, com o restabelecimento da energia em um curto intervalo de tempo.
Para outros, após o temporal, a consequência imediata foi a queda da Internet e do 4G. Contudo, após um determinado período, foram impactados também pela falta de energia.
E, apesar de a situação estar voltando aos eixos aos poucos, ainda tem muita gente sofrendo todo esse impacto, com falta de energia desde a tarde de sexta-feira (3).
Leia ainda: FIES: Governo garante desconto de ATÉ 100% em dívidas; saiba mais
Previsão da Enel
Por fim, cabe ressaltar que a Enel estima que a situação no Estado de São Paulo volte ao controle a partir desta terça-feira (7).
Então, o consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120.
Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196.
Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.
Confira também: Pente fino do Bolsa Família: Governo apresenta NOVIDADE na fiscalização para evitar fraudes