Normalmente os investimentos de longo prazo são investimentos de renda fixa e variável, que somente podem ser vantajosos se você deixar o dinheiro o prazo todo do contrato. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos dar 5 vantagens de investir no longo prazo.
Quanto tempo é o investimento de longo prazo?
Qualquer investimento realizado a longo prazo, é maior do que 5 anos. Assim, investir a longo prazo, é para atingir aqueles objetivos que durariam 5, 10, 15, 20, 30 anos. Os investimentos a longo prazo têm a tendência de não sofrer tanto com as oscilações do mercado financeiro, o que possibilita uma maior rentabilidade, e menor risco.
5 vantagens de investir no longo prazo
Apresentamos na sequência, 5 vantagens de investir no longo prazo:
1ª. Aumentar a Rentabilidade
Nos investimentos a longo prazo, os juros compostos ficam acumulados por um maior tempo, e assim, faz com que a rentabilidade dos seus investimentos seja maior. Dessa forma, o investidor tem a possibilidade de aumentar o seu patrimônio e alcançar um aumento significativo no futuro dos rendimentos. Sabemos que um investimento pode ter resultados ruins no curto prazo, mas apresentar resultados positivos a longo prazo.
2ª. Possibilitar a diversificação da carteira de investimentos
É recomendável que o investidor realize a diversificação da carteira de investimentos, e para tanto, os investimentos de longo prazo, possibilitam tornar a carteira flexível, e com maior segurança.
Então, seja qual for o seu perfil de investidor, os investimentos de longo prazo são necessários para garantir os objetivos a longo prazo. Além disso, esses investimentos contribuem para a proteção do patrimônio, a redução de riscos e os prejuízos vindos das oscilações do mercado financeiro.
3ª. Aperfeiçoar o seu planejamento pessoal
Quando o investidor opta por esta maneira de investimento, é porque ele mira em objetivos maiores como: ampliação do patrimônio, ou garantir uma aposentadoria maior do que a planejada. É uma questão de projeto de vida.
4ª Dica: Investir com a consciência tranquila
Sabemos que os investimentos a longo prazo tendem a deixar os investidores um tanto apreensivos uma vez que, é possível que as instabilidades do mercado podem influenciar a rentabilidade e a segurança do investimento.
Assim, investir no longo prazo é possível se blindar diante das instabilidades e considerar que as perdas no presente podem ser compensadas no futuro. É aplicar e deixar acontecer, pois o que causa tensão é acompanhar as notícias que vão interferir nas aplicações a curto prazo principalmente.
5ª Dica: Economizar em impostos e taxas
É comum a existência de impostos e taxas nas aplicações, além da cobrança de Imposto de Renda. Veja, no longo prazo, a incidência da alíquota de Imposto de Renda é somente sobre a lucratividade e na retirada da aplicação. Além disso, é regressiva, e desse modo, tende a ser menor do que em investimentos a curto e médio prazo.
Outras taxas incidem também somente na retirada do dinheiro, ou seja, você só irá pagar quando retirar o dinheiro da aplicação, que é a longo prazo.
Considere fazer investimentos a longo prazo e proteja o seu patrimônio das oscilações do mercado.