Se antigamente as pessoas buscavam vagas de emprego nos anúncios dos jornais ou bancas de revista, hoje tudo mudou e por meio de sites especializados. Agora, os candidatos têm acesso a diversas oportunidades Brasil adentro (e até afora).
Os sites de empregos fazem a ligação da empresa com os candidatos e se tornou a melhor opção para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho, porque todas as informações que a pessoa precisa sobre a vaga, como salário, requisitos e outros detalhes, ficam mais fácil de ser encontradas.
Veja também: McDonald’s abre 110 vagas de emprego no interior de SP
5 sites para encontrar vagas de emprego
Para quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho ou deseja (e precisa) retornar ao mercado, separamos 5 sites gratuitos que construirão essa ponte entre futuro empregado e empregador. Vamos conhecê-los?
1. LinkedIn
Começamos por ele, o LinkedIn, uma rede social com uma pegada diferente dos habituais Instagram e Facebook, já que por meio dela os usuários não compartilham o look do dia, mas sim sobre seus trabalhos.
Ao criar a sua conta na rede social, é importantíssimo que você dedique um tempo para preencher o seu perfil, já que este será o seu “crachá” na rede. Nome, cidade, onde e o que estudou, onde e com o que já trabalhou, cursos que já fez: informe tudo! Escolha uma foto com ar profissional e comece a criar a sua rede de contatos, adicionando colegas e ex-colegas de trabalho e pessoas que admira profissionalmente.
Feito isso, é hora de buscar as vagas de emprego publicadas por lá. No menu principal há a opção “Vagas”, por lá você poderá não só procurar vagas de seu interesse, como também criar alertas para que você seja avisado sempre que aparecer alguma nova oportunidade daquela área/localidade.
2. Vagas
Como o próprio nome já diz, o Vagas reúne uma infinidade de vagas de emprego, das mais diversas áreas e localidades.
O cadastro é feito de forma gratuita e por meio dele o candidato poderá se aplicar para vagas em todo Brasil. O foco da plataforma é que o empregado encontre a empresa que será boa para ele e vice-versa. Por isso, a plataforma possui um extenso cadastro, o qual deve ser preenchido pelo usuário logo no primeiro acesso e que servirá de régua para que esse candidato possa se candidatar para as vagas disponíveis.
Veja também: Sine abre 111 novas vagas em João Pessoa; veja como se candidatar
3. Infojobs
Com mais de 200 mil vagas de emprego cadastradas em seu banco de dados, o Infojobs também é uma ótima opção para aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade.
As vagas disponíveis na plataforma atendem as mais diversas necessidades, uma vez que abrangem de Norte a Sul do país e possuem cargos bem variados.
Além das vagas, a plataforma também possui uma opção de busca de cursos, área em que o usuário pode encontrar cursos de áreas diversas e também opções de cursos gratuitos.
Para se cadastrar na plataforma, o usuário deve acessar o site e escolher a opção “Cadastrar CV”, localizada no canto superior esquerdo da tela. A partir disso, ele deverá seguir os demais passos indicados pela plataforma.
4. Catho
Agora, em uma versão gratuita, a Catho é uma das plataformas mais bem faladas entre os candidatos. Além das opções de busca por vagas filtradas por área de atuação, localidade e faixa salarial, a plataforma também disponibiliza aos seus usuários da versão gratuita a opção “Home office”, trazendo apenas vagas que são classificadas como 100% remotas.
O cadastro na Catho também é bem simples, basta o candidato acessar o site e clicar na opção “Entrar”. Após isso, ele deve rolar a tela até visualizar a frase: Não tem cadastro? Comece por aqui. Ao clicar em “Comece por aqui”, a plataforma irá guiar o processo de cadastro de maneira bem clara.
Veja também: Agências do trabalhador do DF abrem 294 vagas de emprego nesta segunda (23)
5. Goowit
O Goowit é uma plataforma diferentona, que mais parece uma rede social. Por meio dela, o candidato preenche o seu cadastro e também traça o seu perfil profissional, o qual é essencial para que a Goowit faça o que ela deseja: encontrar a vaga ideal para o candidato ideal.
O site oferece diversas opções de vagas, mas, além disso, possui também a opção “Networking”, que é basicamente uma rede profissional que você pode criar por meio da plataforma (função bem parecida com a oferecida pelo LinkedIn).
Para se cadastrar o usuário deve acessar o site e clicar na opção “Cadastrar”. Na tela seguinte, é só clicar em “Criar conta” e seguir os passos direcionados pela plataforma.