Cuidar do seu dinheiro é uma das tarefas mais importantes atualmente. Isso porque dados do Serasa mostram que os brasileiros não estão sendo amigos das finanças. O levantamento mostra que 67,9 milhões de pessoas estão devendo, o maior número desde 2016. Com isso, saber lidar com o dinheiro é fundamental para sair do vermelho.
Por isso, hoje vamos dar dicas práticas de como você pode cuidar do seu dinheiro. Para isso, vamos fazer, em ordem, os passos que você precisará fazer para ter uma vida muito mais confortável. Por último, vamos ensinar a sair das dívidas na prática.
Os 2 primeiros passos para cuidar do seu dinheiro
O dinheiro é a única forma que une todas as pessoas. Isso porque, independentemente da profissão, todos usam o dinheiro para fazer compras do mês, pagar as contas e até mesmo o lazer. Por isso, cuidar das finanças é algo que todo mundo precisa fazer, mas os dados do Serasa mostram que a relação entre pessoas e dinheiro está abalada.
Dessa forma, o primeiro para cuidar do seu dinheiro é entender o quanto você ganha. Parece básico, mas muita gente não faz ideia de quanto ganha no mês. Isso é menos comum nos assalariados, mas mais frequente em quem é autônomo ou vive de bicos. Por isso, anote todos os seus ganhos em uma tabela ou até mesmo em um caderno. Após fazer isso, é hora de fazer a anotação contrária: é preciso entender onde mais vai o seu dinheiro. Para isso, anote todos os seus gastos, em ordem de tamanho, separando em categorias (aluguel, supermercado, conta de luz, conta de água, etc).
Depois de fazer isso, você já terá uma boa ideia do quanto está sobrando ou faltando de dinheiro no seu mês. Apenas com essas informações você já conseguiria organizar a sua vida, por exemplo.
Depois de colocar em ordem, o que fazer?
Depois de entender onde você ganha dinheiro e onde ele está indo com mais frequência, é hora de começar a analisar tudo aquilo que pode sair das suas despesas. Para isso, opte sempre por cortar os gastos maiores. Vale lembrar que você deve sempre analisar a sua realidade para tomar a melhor decisão.
Uma ideia, por exemplo, é trocar de casa, para outra com um aluguel mais barato. Para quem tem carro, será que ele é mesmo necessário ou você pode vendê-lo? São os maiores gastos os que fazem mais diferença no seu orçamento. Por outro lado, cortar vários pequenos gastos podem dar uma folga para o seu dinheiro também. O quarto passo é colocar o valor que sobrar para render em uma conta. Para isso, você pode usar diversas contas digitais. Pode ser o Iti, o Pagbank ou qualquer uma que tenha rendimentos diários. Por último, renegocie suas dívidas.
Para isso, veja para quais empresas você está devendo dinheiro. Depois, ligue para cada uma delas e renegocie os juros e os parcelamentos. Ao fazer isso sucessivamente, você conseguirá sair do vermelho e ter uma relação melhor com o dinheiro.