Ter um planejamento financeiro é muito importante para a nossa vida e, pensando nisso, vamos falar sobre 5 motivos para começar sua reserva de emergência hoje mesmo. Afinal, antes de pensar em qualquer investimento, saiba que a criação de uma reserva de emergência é essencial, pois os infortúnios acontecem e precisam de solução, com dinheiro, na maioria das vezes. Confira aqui no Brasil 123.
Conheça os 5 motivos para começar sua reserva de emergência
Ter uma reserva de emergência é essencial para quem deseja começar a investir, afinal, não dá para saber quando algo errado vai acontecer e precisar do dinheiro para ser resolvido. Nesse sentido, veja abaixo os 5 motivos para começar sua reserva de emergência hoje mesmo:
Segurança
O primeiro motivo para começar sua reserva de emergência hoje mesmo é a segurança financeira que ela traz para sua vida. Afinal, não adianta criar metas e se planejar para ganhar mais dinheiro se não existe uma segurança que garanta uma renda para quem está passando por dificuldades pontuais.
Com um dinheiro reservado, uma pessoa pode pensar mais em suas metas e definir seus investimentos sabendo que não precisa recorrer ao dinheiro de aportes financeiros para resolver esses problemas.
Gestão de gastos
Além disso, um dos motivos para começar sua reserva de emergência é a gestão dos gastos que ela proporciona. Pois quando você precisa acessar esse capital reservado para problemas mais urgentes, saiba que suas finanças não estão em ordem.
Dessa forma, a reserva de emergência funciona como um parâmetro, já que esse capital não deve ser para gastos fixos do dia a dia.
Redução do consumo
Ao pensar na criação de uma reserva de emergência, as pessoas precisam destinar uma parte de seus rendimentos para criação desse capital que ficará reservado.
Por isso, a redução do consumo excessivo está diretamente ligado à criação de uma reserva de emergência. Assim, é preciso deixar de gastar à toa para conseguir alocar algum dinheiro para criação dessa aplicação.
Por isso, criar uma reserva de emergência hoje pode ser uma ótima mudança de hábito que as pessoas precisam adquirir.
Cumprimento de metas
Ao criar uma reserva de emergência, o investidor pode começar a destinar o capital somente para os aportes financeiros que deseja. Assim, vai cumprir suas metas antes de quaisquer investimentos serem feitos.
Nesse sentido, saiba que tudo começa com a reserva de emergência, pois caso ela não seja prioridade, os investimentos têm grande chance de trazer prejuízos. Afinal, em casos de urgência, as pessoas não precisam recorrer aos valores aplicados para solucionar os problemas.
Mais dinheiro em conta
Por fim, um dos motivos para criar uma reserva de emergência é que, apesar desse dinheiro ser para solução de urgências que acontecem em nossas vidas, saiba que esse capital deve ser alocado em investimentos de renda fixa com alta liquidez.
Ou seja, você pode ter acesso ao dinheiro quando quiser e não precisa vender ativos para que eles sejam enviados para sua conta.