Investir sempre tem uma parcela de risco: seja ela, alta, baixa, ou quase inexistente. Se você não cuidar e incorrer em alguns erros, em breve terá muitos prejuízos e é o que queremos evitar. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar 5 erros de investidores e como evitá-los.
5 erros de investidores e como evitá-los
1º. Realizar investimentos na poupança
Mesmo sabendo que a poupança é um dos primeiros investimentos criados no Brasil, o objetivo da poupança é guardar dinheiro. Por isso, não é recomendado que você a utilize como investimento. O rendimento da poupança hoje é de uma taxa de referência (que desde 2018 é de 0%) mais 0,5% se a Taxa SELIC for maior que 8,5% ao ano. Se a taxa SELIC for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da mesma taxa.
Agora, se a taxa SELIC acompanha a inflação, se você fizer investimentos na poupança, não irá garantir nem o valor de compra do seu dinheiro.
2º. Não conhecer o seu perfil de investidor
Se você conhecer o seu perfil de investidor, saberá o quanto estará propenso a correr riscos em seus investimentos.
Assim, antes de começar investir, avalie o seu perfil de investidor que poderá ser:
- Conservador: não aceita correr riscos, prefere investimentos seguros e garantidos, mesmo que a rentabilidade seja menor.
- Moderado: tem pouca aceitação em correr riscos, e só aceitará, se houver vantagem comprovada para o investidor.
- Arrojado: tem boa aceitação em correr riscos, pois sabe que investimentos mais arriscados, tem a possibilidade de ter maior rentabilidade.
3º. Não diversificar os investimentos
Aqui vale a regra: divida os ovos em diversas cestas, ou seja, faça investimentos em renda fixa e em renda variável, dividindo inclusive cada tipo de renda, em outros ativos que representam estas rendas. Assim, se alguns investimentos não derem a rentabilidade esperada, outras aplicações podem compensar os possíveis prejuízos.
Outro cuidado, é, periodicamente, reavaliar a sua carteira de investimentos, e se necessário, fazer as alterações que forem precisas.
4º. Querer ganhar dinheiro rápido
Investir não significa ficar rico de um dia para outro, isso se chama ganhar na loteria. Os investimentos garantem que você tenha lucratividade principalmente a médio e a longo prazo. Então, para aumentar a sua lucratividade no mercado financeiro, é preciso que você diversifique os investimentos e que faça aportes financeiros mensais para aumentar a rentabilidade.
5º. Não fazer reserva de emergência
A reserva de emergência nada mais é do que um investimento de renda fixa, com liquidez diária, para que possa ser convertido em dinheiro com rapidez. A reserva de emergência é um dinheiro reservado para ser usado em emergências como: desemprego, reforma de emergência, gastos com saúde do investidor ou sua família, entre tantas outras emergências que podem ocorrer durante o período dos outros investimentos.
Por fim, agora que você já sabe quais são os 5 principais erros que podem ocorrer com investidores, é possível evitar e garantir maior lucratividade nos investimentos. Na dúvida, sempre procure ajuda de pessoas experientes com investimentos.