Hoje vamos te mostrar 5 erros ao começar a investir que você deve evitar cometer de qualquer forma. Assim, muito se fala sobre investimentos, rentabilidade e previsão de lucro.
Pois, essas são as características importantes dos investimentos, mas será que você sabe o que não fazer na hora de investir? Veja neste artigo os maiores erros aqui no Brasil 123.
O que devo saber para investir?
É preciso um certo nível de conhecimento do mercado financeiro e do seu próprio perfil de investidor.
Primeiramente, sobre o mercado financeiro, você deve saber como funcionam os investimentos em ações, letras de créditos, fundos imobiliários, liquidez e volatilidade.
Segundamente, sobre seu perfil de investidor, quanto de risco você tolera? Quão disposto a ganhar ou perder você estaria em prol de um investimento alto e arriscado?
No entanto, ainda é preciso esmiuçar um pouco mais para chegarmos na resposta final. Por exemplo:
- Você já tem definido seu objetivo?
- Já se livrou das dívidas?
- Fez sua reserva de emergência?
- Tem paciência?
- É disciplinado?
- Tem acesso a ajuda especializada?
As respostas para estas perguntas te dirão se você sabe ou não investir.
Sendo assim, entenda os 5 erros que fazem qualquer investimento declinar.
1 – Investir devendo
Às vezes você se sente inferior aos demais, ou não consegue controlar a ansiedade e acaba pegando o dinheiro que muitas vezes nem sobra e começa a aplicar sem conhecimento e sem estudo, apenas para dizer que investe.
Não faça isso, portanto, o primeiro passo para iniciar seus investimentos, é sair das dívidas. Isso porque, muitas vezes a rentabilidade do dinheiro não cobre os juros sobre juros aplicados em algumas situações, gerando uma verdadeira bola de neve em sua vida financeira.
2 – Aplicações esporádicas
O sucesso do investimento está na fórmula Frequência de aplicação + Tempo de espera = boa rentabilidade. Então, aplicar dinheiro quando cai o décimo terceiro, ou sobra um dinheirinho, não trará um resultado tão satisfatório. Por isso, mantenha os seus aportes, se possível, mensalmente. Dessa forma, você conseguirá ver o seu patrimônio aumentar de maneira constante.
3 – Pular a reserva de emergência
A reserva de emergência, como o próprio nome já diz, é para situações atípicas, fora de controle que precisam ser resolvidas rapidamente.
Se você deixa de fazer aplicações para este fim, e em uma emergência precisa sacar das suas aplicações, saiba que estará perdendo não só rentabilidade, mas valor de compra da moeda também.
4 – Investir no que não conhece
Algumas aplicações possuem uma tabela decrescente de impostos, outras não. Se você não detém o conhecimento, e realiza aplicações errôneas, perde dinheiro nestas transações. Sempre será muito arriscado fazer investimentos em algo que você não tem nenhum conhecimento. Por isso, sempre busque estudar a área no qual deseja aplicar o seu dinheiro.
5 – Ir pela moda do momento
Os consultores de investimentos, são profissionais capacitados para te direcionar para um provável melhor caminho, seus serviços são exclusivos e possuem um valor que não costuma ser simbólico. Em outras palavras, caro.
Sendo assim, não é em comunidades de rede social que você vai achar a aplicação dos ovos de ouro.
Por fim, aproveite as dicas do que não fazer e bons investimentos.