O endividamento está presente em 75% dos lares brasileiros. E é normal que pensemos em liquidar primeiro as dívidas menores para depois resolver as dívidas maiores. Mas este é o principal erro que as pessoas endividadas cometem. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos dar 5 dicas para se livrar de dívidas altas primeiro.
5 dicas para se livrar das dívidas altas
Agora que você já sabe que precisa se livrar das dívidas mais altas primeiro, vamos às dicas:
1ª Dica: Organize uma lista nomeando todas as suas dívidas
Pegue caneta e papel, e coloque na lista todas as dívidas que estão atrasadas, juntamente com os valores de pagamento, as taxas de juros envolvidas e o total da dívida.
Pois você precisa ter claro qual é o seu endividamento, para depois identificar as dívidas mais altas. Ter esta clareza não tem a intenção de fazer com que você desanime de pagar as suas dívidas, mas sim, de encontrar a melhor maneira de resolvê-las.
2ª Dica: Procure negociar as dívidas mais altas primeiro
Procure fazer a negociação das dívidas mais altas, pois assim, você conseguirá redução de juros e parcelamento da dívida total.
Veja: é interessante para o credor, seja ele estabelecimento comercial ou bancário, renegociar a dívida e ter a possível garantia de que não ficará em prejuízo.
Um bom diálogo normalmente resolve em grande parte o seu problema, você torna uma dívida que considera impagável por algo que você conseguirá pagar, e o seu credor, irá receber os valores devidos.
Mas tome cuidado, somente aceite renegociar em valores que você conseguirá pagar.
Outra opção é tentar negociar as dívidas no Serasa Limpa Nome, muitas vezes, você obtém descontos de até 90% da dívida e parcelamento dos valores.
3ª Dica: Tenha controle sobre o orçamento doméstico
Esta dica significa que neste momento você decidiu que irá quitar as suas dívidas, portanto, evite contrair qualquer dívida diferente daquelas que são normais e fixas da casa.
Então, anote todos os gastos diários, e evite assumir qualquer dívida que não for de extrema necessidade. Este sacrifício diário, fará com que você não faça novas dívidas, e perceba quais os gastos que você pode eliminar.
Após o pagamento das dívidas, você pode voltar a fazer alguns gastos que você cortou neste momento.
4ª Dica: Quando realizar compras necessárias, faça-as à vista
Realize as contas necessárias à vista e, assim, você poderá negociar descontos com o pagamento à vista e com dinheiro, ou seja, não usará a máquina de cartão do vendedor, o que não gerará mais acréscimos de taxas às contas.
Além disso, estas contas não vão aumentar o seu endividamento e não haverá restos para pagar no final do mês.
5ª Dica: Procure aumentar a sua renda, fazendo renda extra
Identifique as suas habilidades e procure gerar alguma renda extra, para aumentar os seus ganhos e quitar as dívidas mais altas. Neste caso, serve qualquer coisa como: passear com cães, fazer consertos nas casas dos vizinhos, vender aqueles entulhos que estão em casa que você não usa mais, entre tantas outras coisas que você pode fazer para aumentar a sua renda.