Se você realiza atividade física com o objetivo de ganhar massa muscular, este post é para você. Aqui você verá 5 dicas para quem quer melhorar hipertrofia muscular, pois para alcançar esse objetivo é necessário muito mais que treinar.
O treino é apenas um dos componentes necessários para alcançar a hipertrofia muscular, além de treinar de forma consistente e séria, é preciso também cuidar da alimentação e de outros fatores que estão diretamente relacionados ao ganho de massa magra. Quando você consegue equilibrar todos os aspectos necessários, seu corpo consegue se desenvolver e você alcança seus objetivos. Se você não sabe quais são esses aspectos, leia este post com atenção e descubra.
5 dicas para quem quer melhorar hipertrofia muscular
A hipertrofia muscular é um processo no qual os músculos crescem ao receberem um estímulo físico. Durante a prática de atividade física, os músculos do corpo sofrem algumas lesões que fazem com que eles aumentem de volume, mas isso deve ser aliado também a uma boa dieta.
Existem três componentes que compõem o tecido muscular, são eles: água, proteína e glicogênio. A água compõe aproximadamente 80% do tecido muscular, a proteína 20% o glicogênio até 5%. Então, além e estimular os músculos nos treinos, é necessário garantir a disponibilidade de água, proteína e glicogênio adequada. Veja abaixo 5 dicas para quem quer melhorar a hipertrofia muscular e alcance seu objetivo quanto antes:
1. Tenha uma dieta equilibrada
Para que o músculo cresça é necessário que ele disponha de todos os nutrientes necessários para isso. Então, não, adianta realizar uma dieta muito restritiva quando o objetivo é ganhar massa muscular. Além disso, realizar uma dieta que vá ao encontro de suas necessidades é fundamental, pois cada pessoa necessita de uma quantidade específica de nutrientes, e você deve saber qual é a sua.
2. Consuma proteínas
A alimentação deve ser composta, portanto, por carboidratos, proteínas e boas gorduras. É muito importante dar preferência aos alimentos de origem natural, deixando de lado os produtos processados e industrializados. Mas, apesar de a dieta não ser restritiva, exagerar na quantidade também pode fazer com que você aumente o índice de gordura ao invés do índice de massa magra. Portanto, contar com a orientação de um nutricionista é fundamental.
3. Faça bons exercícios
Existe uma variedade de exercícios disponíveis para serem feitos visando melhorar o desempenho muscular. No entanto, diversos estudos mostram que os treinos de resistência, os exercícios de musculação, são os melhores estímulos para quem deseja alcançar a hipertrofia.
4. Distribua bem as cargas
Existem duas maneiras para você distribuir as cargas durante o treino com o objetivo de ganhar massa muscular. A primeira delas é realizar atividades físicas em que você pega a carga um pouco mais leve que a máxima aguentada e realiza uma quantidade de séries sem exageros. A outra opção é pegar uma carga bem menor e realizar repetições até chegar à falha. O treino feito até que chegar à falha é o que mais causa lesões musculares.
5. Descanse
Descansar é muito importante, pois é durante o descanso que o músculo se desenvolve. Portanto, treine grupos musculares distintos, para que enquanto você treina um grupo muscular o outro descanse.