A hidratação é fundamental para a saúde como um todo. Todo o organismo precisa estar hidratado, por isso, é necessário ingerir uma quantidade significativa de água diariamente. Mas o cabelo e a pele precisam de auxílios externos para ficarem hidratados, além da ingestão de água, é claro. Veja aqui 5 dicas para manter os cabelos sempre hidratados e garantir a saúde dos seus fios.
Assim como a pele, o cabelo necessita de cuidados diários que devem estar definidos por meio de uma rotina. Por isso, muitas pessoas realizam os cronogramas capilares. Então, o ideal é que você se dedique semanalmente, criando hábitos para ter fios mais macios, hidratados e sedosos. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe, aqui você verá 5 dicas para manter os cabelos sempre hidratados.
5 dicas para manter os cabelos sempre hidratados
Todo cabelo necessita de hidratação, não tem como fugir disso. Existem alguns métodos de hidratação que são realizados em salões de beleza, mas isso geralmente é feito quando os fios estão muito danificados e, por isso, necessitam de uma hidratação profunda. Outro ponto que é válido salientar é que às vezes o óleo natural dos fios se encontra insuficiente, então, nesse momento é essencial realizar a hidratação do cabelo.
Se você não consegue identificar quando o seu cabelo necessita de hidratação, passe a observá-lo mais. Geralmente, a presença de frizz e muito volume indica que é necessário hidratar o seu cabelo. Veja abaixo 5 dicas para manter os cabelos sempre hidratados:
1. Não lave com água quente
Apesar de a água quente ser muito mais confortável e relaxante, ela pode danificar os fios de cabelo. Isso ocorre porque a temperatura mais alta agride o cabelo e o deixa ressecado, diminuindo a hidratação e o brilho natural dos fios. Então, tome muito cuidado ao lavar o seu cabelo e opte por fazer isso com a água um pouco mais fria, dessa forma, você sela as cutículas e mantém os fios mais bonitos e hidratados.
2. Não utilize muitas fontes de calor
Ao expor seu cabelo excessivamente a fontes de calor, a umidade é retida. Por isso, ao utilizar secador, babyliss, chapinha ou qualquer outra fonte de calor, tenha muito cuidado. Inclusive, até mesmo se expor de modo excessivo ao sol pode prejudicar seus fios. O calor desidrata o cabelo, fazendo com que ele perca o viço e o brilho, além de fazer com que ele se quebre mais facilmente.
3. Beba bastante água e coma bem
Apesar de ser necessário cuidar dos fios de forma direta, é necessário dar uma atenção especial para o organismo como um todo. Portanto, beba bastante água durante o dia, no mínimo dois litros diariamente. Além disso, consuma alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e nutrientes.
4. Cuidado com os produtos químicos
A realização de procedimentos químicos de forma frequente faz com que os fios de cabelo fiquem mais ressecados. Sendo assim, evite realizar esse tipo de procedimento constantemente. Caso seu cabelo tenha química, adote uma rotina de cuidados e hidrate-o com frequência.
5. Siga um cronograma capilar
O cronograma capilar nada mais é que uma agenda semanal que indica quais procedimentos devem ser feitos durante a semana para manter a saúde do cabelo. Geralmente, cada procedimento possui um objetivo, sendo: hidratação, nutrição e reconstrução.