Quando o investidor começa a investir na Bolsa de Valores, é preciso escolher bem as ações, uma vez que é uma forma de renda variável, e pode gerar riscos. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar dicas para escolher as melhores ações e assim investir com maior segurança.
5 dicas para escolher as melhores ações
As dicas a seguir tem a intenção de tornar o seu investimento mais seguro, por mais que sempre existam riscos nesta forma de investimento.
1ª Dica: Saiba como funcionam as ações na Bolsa de Valores
Cada ação representa a menor parcela percentual do capital de uma empresa. Assim, o investidor, ao adquirir ações desta empresa, está comprando uma parte percentual dela, o que o torna um acionista da empresa.
Ao ser acionista da empresa, o investidor tem direitos sobre ela como por exemplo, os seus resultados através dos ativos e dos resultados financeiros, independente se forem positivos ou negativos.
2ª Dica: Tenha conhecimento do seu perfil de investidor
Ao entrar em uma corretora de investimentos, ou optar por comprar ações de instituições bancárias, a primeira ação destes é identificar o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.
De acordo com a ANBIMA, o seu perfil de investidor pode ser:
- Conservador: não propenso aos riscos nos investimentos, apegado à segurança nas negociações.
- Moderado: está propenso aos riscos de forma média em seus investimentos.
- Arrojado: se permite correr riscos para aumentar a sua rentabilidade.
Tenha claro que o seu perfil de investidor pode mudar conforme o tempo vai passando.
3ª Dica: Tenha objetivos definidos para investimentos
Saiba onde você quer chegar com os investimentos, e determine metas para alcançar os objetivos traçados.
Sendo assim, estabeleça objetivos a curto, médio e a longo prazo. Como exemplos podemos citar: pagar a formatura de um filho, é um investimento a curto prazo, comprar um carro do ano, pode ser um investimento a médio prazo e comprar uma casa, pode ser um investimento a longo prazo.
Mas tenha claro, quanto maior o tempo em que o dinheiro ficar investido, maiores são as chances de ter uma rentabilidade maior. Então se a sua opção é fazer investimentos a longo prazo, tenha uma organização financeira tal que você não precise solicitar o saque antes do vencimento do investimento.
4ª Dica: Opte por uma corretora de investimentos confiável
Você precisa ter extrema confiança nas pessoas que estão lidando com o seu patrimônio, por isso, escolha uma corretora confiável, que você possa contar para tomar as decisões mais acertadas para os investimentos.
Esta corretora precisa estar à sua disposição sempre, principalmente para tirar dúvidas de investimentos.
A contratação de uma corretora de investimentos para gerir o seu patrimônio se justifica principalmente por apresentar menores taxas de administração e maior diversidade de investimentos que as instituições bancárias.
5ª Dica: Faça a análise das principais métricas e indicadores
Entre as principais métricas e indicadores de desempenho, tem-se: empresas que mais interessam, cenário de mercado e os indicadores macroeconômicos. Conhecer esses indicadores e as métricas faz toda a diferença para escolher as melhores ações.