Com a chegada do prazo de declaração do Imposto de Renda, é hora de começar a juntar todos os documentos. Essa parte é tão essencial que especialistas dizem que os documentos podem trazer uma maior restituição para os declarantes. Por isso, é preciso ter muita atenção, mesmo que você vá procurar um contador.
Dessa forma, vamos mostrar 5 maneiras de aumentar a restituição do seu Imposto de Renda neste ano.
1. Declare você mesmo
Não é necessariamente uma restituição, mas é uma boa economia para quem precisa declarar. Isso porque ao declarar o seu próprio Imposto de Renda, você evita pagar contadores ou advogados. Contudo, especialistas alertam que essa medida é recomendada apenas para quem faz a declaração simplificada. Para quem faz a declaração completa, o ideal é entender se consegue fazer sozinho ou não. Além disso, vale lembrar que os contribuintes podem usar a declaração pré-preenchida para facilitar o trabalho.
2. Veja se consegue abater no seu Imposto de Renda
Uma das regras do Imposto de Renda é conseguir abater até 6% do valor devido para transferir para filantropia, como entidades de proteção à infância, Fundo do Idoso e Fundo Nacional de Cultura. Dessa forma, tudo o que puder ser abatido precisa constar na sua declaração, como doações.
3. Não esqueça de colocar a previdência no Imposto de Renda
Os brasileiros que investem em previdência privada ou recebem o benefício do INSS podem usar isso para abater parte do imposto devido. No caso do INSS, é fundamental colocar que você recebe esse benefício na hora de declarar, mesmo que esteja recebendo apenas um salário mínimo.
No caso da previdência privada, apenas a modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é dedutível no Imposto de Renda. Para os que tem, a redução do imposto devido pode ser de até 12% do rendimento tributável.
Além disso, especialistas indicam que um plano de previdência privada já seja contratado neste ano para deduzir o cálculo do próximo ano. Vale lembrar que existem duas modalidades e que um especialista pode ajudar você a escolher o melhor plano.
4. Junte as notas de algumas despesas
Em 2023, a regra de dedução do Imposto de Renda permite abater gasts com saúde e educação do valor devido. Para isso, é preciso fazer a declaração completa, enviando todos os comprovantes e anexando as informações corretas nos campos necessários. Cada regra possui um limite de abatimento de imposto devido, que também pode se converter em restituição, posteriormente.
5. Deduza os prejuízos dos investimentos
Alguns investidores não sabem, mas é possível usar alguns prejuízos nos investimentos para abater o imposto de outros investimentos bem sucedidos. Dessa forma, se você tinha um fundo de ações que deu rendimentos negativos e posteriormente investiu em outro fundo do mesmo administrador Pessoa Jurídica e mesmo regime tributário, pode usar um abatimento no rendimento do outro produto.
Nesse caso, especialistas dizem que o entendimento é um pouco mais complicado, necessitando a consulta a um contador ou advogado tributarista.
O prazo de declaração do Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio.