Com o intuito de atrair novos profissionais, empresas estão investindo em divulgar suas melhores comodidades como o valor da remuneração e os benefícios que a empresa oferece. Algumas empresas, para conquistar novos contratos de trabalho, chegam a oferecer opções de trabalho remoto permanente.
Essas ofertas se tornam muito atrativas aos profissionais que estão buscando uma oportunidade de trabalho. Entretanto, elas também podem representar uma negligência por parte do empregador aos atuais funcionários, que muitas vezes não recebem uma melhor oferta de remuneração ou de condições de trabalho.
Desta forma, alguns funcionários começam a se sentirem insatisfeitos e procurar em outras empresas essas comodidades. Este é um motivo que levou ao aumento da taxa de pedidos de demissão no mês de março, que chegou a 603 demissões voluntárias, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
5 dicas para manter o bem-estar no trabalho
Segundo uma matéria do portal de notícias da CNN Brasil, as empresas têm tido dificuldades de reter funcionários. Por outro lado, alguns trabalhadores afirmam que é preciso que os gerentes e empregadores tenham pelo menos cinco fatores para mantê-los felizes, produtivos e na equipe.
Desta forma, vamos apresentar cinco dicas que podem colaborar para a melhor convivência no ambiente laboral e evitar a insatisfação e infelicidade dos colaboradores.
Flexibilidade
Devido a amplitude da modalidade de trabalho remoto e híbrido, em decorrência da pandemia da Covid-19, o número de funcionários que optam pela escolha de trabalhar de forma remota ou híbrida cresce a cada dia.
Todavia, algumas empresas oferecem a modalidade com tanta rigidez que seus funcionários se sentem constrangidos ou até intimidados.
É importante a empresa dosar as necessidades de implantação de cada modalidade. Vale lembrar, que permitir a flexibilidade é uma forma saudável de convívio e até de rendimento produtivo.
Certeza
Os funcionários preferem a previsibilidade. Mudanças e surpresas repentinas podem causar ansiedade e sensação de passividade.
A boa comunicação aberta, permitindo clareza, faz com que os colaboradores se sintam incluídos e valorizados nos planejamentos da empresa.
Oportunidade
Os trabalhadores prosperam quando seus valores são reconhecidos no trabalho. Empregos que não dão oportunidades de crescimento, são motivos de saídas de funcionários.
É importante que os gerentes apoiem os desejos dos seus colaboradores nos próximos passos dentro da carreira. Permitir a eles treinamentos e capacitações, gera incentivo.
Pertencimento
Os funcionários precisam sentir que se encaixam naquele ambiente. Estabelecer grupos de conversa para funcionários é um bom exemplo de mostrar interesse da empresa em relação ao convívio.
Significado
A empresa deve transmitir que suas funções possuem um propósito e que ele terá êxito com seus colaboradores. Esse sentimento de importância e significado exerce um controle emocional na pessoa.
Os funcionários precisam sentir que existe uma conexão entre o que a empresa declara e o que ela realmente faz.
De modo geral, é importante que o empregador trate os seus colaboradores sempre como novos contratados. Que olhem para eles e sintam lealdade, enquanto os trabalhadores desfrutam de suas experiências.
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