Ser uma mãe de primeira viagem pode gerar várias inseguranças. É comum sentir medo de fazer alguma coisa errada ou de não dar conta da demanda do bebê. Contudo, não há com o que se preocupar, já que isso acontece com todas as mulheres que se tornam mães. E, para te ajudar a passar por esse momento de forma mais tranquila, preparamos as dicas abaixo!
Casa em ordem: dicas para manter a organização doméstica
Se informe
Primeiramente, para tirar as suas dúvidas, se mantenha informada. Leia livros, faça perguntas à médica que está fazendo o seu pré-natal ou a pediatras de sua confiança. Você também pode assistir vídeos no YouTube e perguntar o que te afligir para mães mais experientes.
Contudo, sempre filtre as informações. Lembre-se que você é a única mãe do seu filho e, por isso, siga a sua intuição ao maternar. Você não tem que ser igual às outras mães, tem apenas que fazer o melhor que você puder pelo bebê.
Cuide de você
Uma dica muito importante para mães de primeira viagem é lembrar-se que você é tão importante quanto o bebê. Além disso, sem você, ele não vive. Ele precisa de você para tudo, literalmente. Por isso, você tem que estar bem para dar conta de fazer o melhor que puder por ele.
Ou seja, alimente-se bem, durma o quanto puder, tente descansar ao máximo. Quando o bebê nascer, tente dormir quando ele estiver dormindo, porque quando ele estiver acordado, é provável que esteja te demandando alguma coisa.
Respeite os seus limites
Antes de ser mãe, você é uma mulher, que não dá conta de tudo. Por isso, não se culpe por não conseguir fazer tudo perfeitamente. Você continua sendo um ser humano que erra e aprende com os seus erros. Além disso, saiba quando pedir ajuda e não negue receber ajuda, quando ela lhe for oferecida.
Saiba como juntar dinheiro para atingir os seus objetivos
É muito normal sentir cansaço e esgotamento após o nascimento do bebê e você será abençoada se tiver uma rede de apoio disponível. Por isso, se você precisar, aceite ou peça ajuda da sua mãe, sogra, tias ou amigas com experiência. Elas podem te ajudar a estar mais descansada e te ensinar coisas importantes sobre os cuidados com bebês.
Se prepare para o pós-parto
O nascimento de um bebê é sempre motivo de muita alegria, contudo, ele vem acompanhado de muito cansaço, dores referentes à recuperação e falta de tempo para si mesma. Por isso, é importante estar preparada para os momentos difíceis, para que eles não te peguem de surpresa.
Se prepare para a amamentação
Algumas mulheres pensam que o ato de amamentar é muito natural. Contudo, não necessariamente é assim para todas as mães, especialmente as mães de primeira viagem. Muitas delas sentem muita dor por diversos motivos, ou o seu bebê tem dificuldade de fazer a pega. Em outros casos, devido a alguns problemas, a mulher não consegue amamentar como gostaria. De qualquer forma, não se culpe. Cada mãe tem o seu processo e ele é diferente para cada mulher.
Amamentação: veja porque dói e como fazer para aliviar a dor