Começar 2022 quitando todas as dívidas e ficando mais tranquilo talvez seja o sonho de muitos brasileiros. Isso porque a pandemia, que trouxe o desemprego, afetou severamente muitas pessoas, que mergulharam em boletos sem ter como pagá-los. Dessa forma, é preciso traçar um plano para quitar as dívidas.
Nesse texto, vamos mostrar 5 maneiras de quitar as suas dívidas e passar ter uma vida financeira mais tranquila. Contudo, antes de começar, é preciso avisar que esse processo não termina do dia para a noite. Ele exige paciência e comprometimento.
As três primeiras dicas não envolvem dinheiro!
Quando falamos de dívidas, nem tudo envolve dinheiro. Isso porque, na maioria das vezes, é preciso mudar apenas alguns comportamentos para que, no futuro, você tenha uma vida financeira mais saudável. Por isso, é preciso que você olhe para como você age, antes de querer acabar com seus débitos.
A primeira dica é, claro, parar de gastar. O motivo é bastante simples: pessoas que gastam muito facilmente gastam mais do que têm. Isso acontece especialmente com pessoas que não podem ver uma vitrine que já saem comprando. Claro que comprar é bom, mas é importante controlar esse impulso para não piorar a sua situação.
Depois disso, é preciso que você sente e coloque em um papel, ou tabela, tudo o que você ganha e tudo o que você deve. Além disso, busque saber as taxas de juros que incidem sobre cada uma de suas dívidas. Com isso, você saberá o quanto está perdendo por não pagar aquela conta. Assim, o terceiro passo é organizar a dívida de maior juros para a dívida de menor juros. Você começará pagando as dívidas de maior juros, dentro daquilo que seu orçamento permite.
As duas formas de acabar com as dívidas de vez!
Antes de dar as duas outras dicas, é importante que você tenha feito as três anteriores. Isso porque não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, assim como não é possível, muitas vezes, quitar todas as dívidas ao mesmo tempo, exceto em casos particulares. Por isso, siga o passo a passo e tenha paciência!
Depois de ver quais dívidas têm maior juros, você pode entrar em contato com a empresa diretamente ou pelo Serasa. No seu atendimento, busque ver as condições de pagamento e, também, busque renegociar essas taxas. Nessas horas, diga que fica pesado para você e que, no final das contas, isso é ruim para ambas as partes. Na grande maioria das vezes, as empresas diminuem os juros. Faça isso todos os meses com as dívidas que sobraram. No final das contas, você pagará menos juros do que se não tivesse negociado.
Por último, e a mais importante, depois de ter pago todas as dívidas, para continuar fugindo delas, é preciso começar a guardar dinheiro. Isso porque é normal termos meses em que nossos gastos são maiores, como no mês do seu aniversário, dezembro (época de natal) e janeiro (onde tem IPTU e IPVA, por exemplo). Lembre-se que qualquer valor guardado é melhor que nada. E ele pode fazer muita falta naquele mês que a situação apertar.