Os bancos digitais têm sido cada vez mais utilizados pelas pessoas devido ao acesso facilitado, uma vez que é possível resolver tudo na palma da mão. Mas é necessário ter alguns cuidados ao acessar o aplicativo do banco, afinal, na mesma medida que o acesso é mais fácil, o número de fraudes também se tornou maior. Confira aqui no Brasil 123.
Mas para utilizar o aplicativo do banco de forma segura não é necessário ficar alarmado, pois os passos a serem seguidos são muito simples, é necessário apenas tomar algumas precauções para não se tornar vítima de golpes, fraudes ou cibercrimes.
5 cuidados ao acessar o aplicativo do banco.
1. Utilize redes seguras
É muito importante utilizar redes seguras para acessar o aplicativo do seu banco. Evite se conectar em redes públicas ou desconhecidas para utilizar seu app. Sabe quando você vai àquela lanchonete ou praça pública e possui um wi-fi disponível? Então, essas redes de conexão são mais vulneráveis a ataques de hackers, por isso, é importante evitá-las para acessar seu banco.
Caso seja necessário utilizar o app do seu banco fora de casa, opte por utilizar a rede 3G ou 4G do seu celular.
2. Baixe o aplicativo oficial
Muitas vezes os golpistas tentam atingir os usuários por meio de sites ou aplicativos falsos, que, inclusive, são muito semelhantes ao site e aplicativo oficial do banco. Por isso, é necessário ficar atento. Para baixar o app busque por ele no site oficial do seu banco ou na loja oficial de aplicativos do seu celular.
Ainda assim, leia todas as informações e analise as avaliações dos usuários para ter certeza de que aquele é o aplicativo oficial do seu banco.
3. Sempre atualize o seu app
Os bancos buscam sempre manter seus aplicativos atualizados, não apenas para melhorar o funcionamento dos deles e garantir mais acessibilidade aos usuários, mas também para reforçar a segurança. Portanto, manter o app sempre atualizado é uma maneira de reforçar a segurança.
Alguns celulares realizam a atualização de forma automática, e você pode olhar se o seu celular está programado para fazer isso. Mas não custa nada consultar se o aplicativo do seu banco está atualizado para a versão mais recente disponível, não é mesmo?
Além disso, saiba que os bancos não enviam mensagens de e-mail ou SMS solicitando atualizações urgentes. Caso receba alguma mensagem assim, não clique nos links, tampouco preencha os dados.
4. Não utilize o app do banco no celular de terceiros
As pessoas costumam cometer um erro muito perigoso quando o celular delas descarrega ou está com problemas: acessa o app do banco no celular de outra pessoa. Você não deve fazer isso em hipótese alguma.
Ainda que a senha não fique armazenada de forma direta ali, não é possível saber se ela não possui algum programa ou aparelho capaz de decifrar as entradas do teclado e, dessa forma, decifrar sua senha.
5. Não deixe informações da conta armazenadas no celular
Guardar informações e lembretes no celular é muito prático, afinal, ele é uma ferramenta que está em suas mãos o tempo todo. Mas não armazene informações referentes à sua conta no celular. Você pode perder o celular ou alguém pode roubá-lo e encontrar todas as informações ali de bandeja.