Os exercícios físicos são uma das formas mais efetivas para cuidar da nossa saúde. Com ele, mantemos o nosso corpo ativo, e também, mantemos o nosso peso ideal.
Para a terceira idade, os exercícios físicos, em especial a musculação, oferecem muitas vantagens à saúde, se feitos sob supervisão e com cuidados específicos para cada pessoa.
Com o passar do tempo, é natural que a nossa saúde fique mais debilitada, e com isso, os cuidados devem ser redobrados. Alimentação saudável, água, cuidados com a saúde mental e claro, exercícios físicos, são as melhores formas de se manter sempre bem, independente da idade, mas principalmente para os idosos.
Abaixo, confira os 5 principais benefícios da musculação para idosos e como os exercícios físicos ajudam a manter a saúde na terceira idade! Vamos lá?
A musculação ajuda a fortalecer os ossos
Conforme a idade chega e o tempo passa, os nossos ossos tendem a ficar mais fracos. Com qualquer queda ou esforço do dia a dia, o idoso se expõe a luxações, fraturas e dores, que podem comprometer a sua saúde e integridade óssea. Por isso, a musculação é uma ótima maneira de manter os ossos fortes e a saúde do idoso preservada.
Na terceira idade, também, problemas como osteoporose e osteopenia se tornam comuns, e com isso, a musculação se torna um dos tratamentos naturais mais eficazes. Claro, deve ser feita com acompanhamento profissional e indicação médica.
A musculação ajuda a melhorar a flexibilidade e equilíbrio do idoso
Além da fragilidade dos ossos, uma das queixas da terceira idade é que, com o passar do tempo, a flexibilidade do corpo e o equilíbrio são significativamente prejudicados. Isso os torna mais suscetíveis a quedas, dores, problemas de saúde, e também, dependentes de acessórios como bengalas e ajuda de terceiros para se locomover com segurança.
Sendo assim, a musculação ajuda a manter o corpo do idoso sempre em movimento, evitando o enrijecimento das articulações, dores pelo corpo e, também, a perda de equilíbrio. Além disso, a musculação ajuda a manter os reflexos do idoso sempre ativo, o que evita quedas, deslizes, etc.
A musculação ajuda a aumentar a massa muscular
Com o avanço da idade, é comum que haja a perda de massa muscular. Para isso, a musculação é o melhor remédio, pois ajuda a aumentar e fortalecer a massa muscular, além de fazer a manutenção da força dos músculos. Logo, é indicada em todas as idades, desde que seja feita com acompanhamento profissional.
A massa muscular é de extrema importância para a firmeza das pernas e braços, e para que o idoso não esteja tão suscetível a quedas, contusões e machucados.
Reduz a propensão a doenças
A terceira idade é o momento mais comum para o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, osteoporose e muitos outros problemas de saúde. Além disso, é comum que a imunidade fique mais baixa, e doenças virais e contagiosas fiquem mais comuns. Mas, devido à idade, essas mesmas doenças podem trazer consequências mais graves.
Sendo assim, já existem diversos estudos no mundo da saúde que afirmam que a musculação é uma forma de ajudar o organismo a se regenerar. Além disso, ajuda a melhorar a imunidade e também, a prevenir doenças ou tratar as que já estão ativas no corpo do idoso.
A musculação ajuda a melhorar a autoestima
Por fim, outro benefício bastante evidente da musculação é a melhora da autoestima, que é importante em qualquer faixa etária da vida.
Ter uma autoestima em dia ajuda a manter não só a saúde mental em forma, mas também, a motivar o idoso a cuidar melhor de si mesmo, buscar fazer o que gosta e principalmente se manter ativo, que é um dos segredos da juventude.
Conclusão
E aí, o que você achou dos benefícios da musculação para a terceira idade? É uma ótima maneira de preservar a saúde, não é mesmo?
Mas, é preciso lembrar sempre da importância de ter um acompanhamento profissional para realizar as atividades, e também, a liberação do seu médico de confiança. Assim, você terá mais segurança em cuidar da sua saúde com musculação.
Esperamos que o nosso conteúdo ajude você a cuidar ainda mais da sua saúde ou motivar quem está junto de você a ter uma vida mais saudável.