O que é a erva-de-santa-maria? Para que ela serve? Como se faz o chá de erva-de-santa-maria? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo. Afinal, muitas pessoas conhecem, mas não sabem os benefícios. Confira aqui no Brasil 123.
A erva-de-santa-maria tem o nome científico de Chenopodium Ambrosioides, é também chamada de mastruz ou chá mexicano. É um arbusto de porte pequeno, com folhas alongadas, de diferentes tamanhos e flores pequenas e brancas. Cresce de forma espontânea nos arredores das casas.
A erva-de-santa-maria pode ser comprada em lojas de produtos naturais, na forma in natura, folhas secas ou óleo essencial.
Devido a sua alta toxicidade, quando usada em grandes quantidades ou por um grande tempo, deve ser utilizada sob recomendação médica ou sob supervisão de um fitoterapeuta.
Como fazer o chá de erva-de-santa-maria?
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas secas de erva-de-santa-maria
- 1 xícara de água fervendo
Modo de preparo:
Para preparar o chá de erva-de-santa-maria, coloque as folhas secas de erva-de-santa-maria em uma xícara de água fervendo, tampe e deixe em infusão por 10 minutos.
Coe e beba em seguida.
Recomenda-se tomar ½ ou 1 xícara de chá de manhã, por um período de 3 dias.
Quais são os benefícios da erva-de-santa-maria?
Os benefícios da erva-de-santa-maria estão ainda sendo testados em pessoas humanas, mas estudos revelam que os benefícios são:
Elimina vermes intestinais
É o uso mais popular da erva-de-santa-maria, pois a planta tem ação contra diferentes vermes intestinais, principalmente a lombriga e a tênia anã.
A ação vermífuga é devido à presença do ascaridol, presente em medicações como o Albendazol.
Fortalece o sistema imunológico
O extrato da erva-de-santa-maria é capaz de regular a produção de macrófagos e linfócitos, que atuam no aumento do sistema imunológico.
De acordo com investigações feitas em animais, o uso do extrato de mastruz parece ser capaz de regular a produção de algumas células importantes para a defesa do organismo, como os macrófagos e os linfócitos, fortalecendo o sistema imune.
Ajuda a combater infecções bacterianas, virais e fúngicas
O uso de extrato de erva-de-santa-maria, ou o óleo essencial, possui ação antimicrobiana, que elimina várias espécies de bactérias, vírus e fungos.
Misturando as folhas da erva-de-santa-maria com leite, ajuda no tratamento de doenças respiratórias como bronquite e tuberculose, devido às ações de aumentar o sistema imunológico e expectorante da erva.
Ajuda a diminuir inflamações
Outro efeito benéfico da erva-de-santa-maria, é o alívio da dor de inflamações, principalmente em problemas de articulações. Como osteoartrite, artrites reumatóides, osteoporose, entre outras. A ação analgésica da erva certifica-se pelo uso de extrato da planta, que atua diretamente nos receptores NMDA.
Melhora a digestão
Apesar de estar ainda em estudo em humanos, a erva-de-santa-maria auxilia na produção do suco gástrico. Assim, melhora a digestão.
Então, agora que você já sabe como usar a erva-de-santa-maria, tome o chá com moderação, tendo em vista as ressalvas apontadas no artigo. Estudos indicam que a toxicidade da planta é mais presente no uso do óleo essencial.
Por fim, se os sintomas não passarem em 3 dias, procure orientação médica.