A alta da pressão arterial é responsável pela morte de milhares de brasileiros, sendo uma questão de saúde pública que acomete principalmente os idosos. Então, confira 5 alimentos que ajudam a reduzir pressão arterial e combata essa doença, aqui no Brasil 123.
Também chamada hipertensão, a pressão alta nada mais é que o aumento da pressão do sangue sobre as artérias. Ela pode ser causada por diversos fatores que vão desde maus hábitos alimentares a alterações hormonais.
Além disso, quando não tratada, essa doença pode levar o indivíduo a óbito por meio de infartos, uma vez que o aumento da pressão sanguínea sobre as artérias deixa o sangue mais grosso e exige mais do coração.
Por isso, conheça 5 alimentos que ajudam a reduzir pressão arterial.
5 alimentos que ajudam a reduzir pressão arterial
Uma alimentação balanceada contribui significativamente para a saúde em geral. Mas, quando se tem alguma doença, como no caso dos hipertensos, alimentar-se bem é fundamental. Agora, conheça alguns alimentos que são eficazes para te auxiliar na luta contra a pressão alta.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o consumo desses alimentos não substitui a medicação prescrita por seu médico. Portanto, siga a terapia medicamentosa que o seu médico te passou e utilize esses alimentos apenas como complemento.
Cacau
O cacau é rico em algumas substâncias que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como as catequinas, os flavonoides e os taninos. Esses compostos provocam o aumento do óxido nítrico no organismo. Que por sua vez, provoca o relaxamento dos vasos sanguíneos e, por consequência, diminui a pressão arterial.
Semente de abóbora
As sementes de abóbora são ricas em potássio. Mas o que o potássio tem a ver com a pressão alta? Bom, ele é um mineral que auxilia na eliminação do excesso de sódio pela urina. Sendo assim, ajuda a diminuir a pressão arterial. A saber, a cada 100 gramas de semente de abóbora encontramos 820 mg de potássio.
Soja
A soja possui um composto denominado isoflavona, que também possui ação vasodilatadora. Sendo assim, facilita a passagem do sangue pelas artérias e evita a formação de placas. Por isso, a isoflavona faz com que seus vasos sanguíneos tenham menos chances de entupir.
Clara de ovo
Talvez você já tenha ouvido falar que o ovo não é bom para quem possui colesterol alto, porque realmente consideraram isso por muito tempo. Porém, um estudo recente provou que a clara do ovo possui proteínas que exercem um poderoso efeito vasodilatador.
Romã
A Romã, assim como o cacau, é uma fruta rica em flavonoides. Além disso, essa fruta possui quercetina e taninos, que são antioxidantes. Atuando na prevenção da inflamação e no relaxamento dos vasos sanguíneos. Por isso, é um excelente alimento para aqueles que possuem pressão alta.
Porém, é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo da casca e do caule da romã. Pois esse consumo excessivo pode causar alguns efeitos colaterais. Em casos extremos, pode levar à morte. Crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas também não devem consumi-la.